sexta-feira, 19 de novembro de 2010

SABER AMAR, SABER VIVER

Por José Fernandes

Minuto de Reflexão

“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15,12).

Saudade dos velhos tempos. Quem já passou dos trinta, como é o meu caso, deve lembrar-se com saudade de três ou quatro décadas atrás, recordar e perceber como os tempos mudaram. A família comia junto, sentavam-se a mesa, faziam a oração juntos e juntos tomavam a refeição, mesmo que fosse simples tudo era com união e muito amor. O pai voltava do trabalho, mesmo cansado, tirava o tempo para conversar com a família. Todos tinham o hábito de se reunirem para botar as fofocas em dia. Nos finais de semana os pais iam com as crianças para a igreja, comiam e desfrutavam o dia todo em comunhão com ela. Na semana, havia os cultos domésticos e ainda tempo para conversar. Os g rupos se reuniam, a Igreja vivia unida nas ações e respirava a comunhão de uma maneira muito eficaz.

Agora, com a realidade da cidade, tudo ganhou um sistema novo e os espaços diminuíram. Os campos industriais aumentam, a vizinhança dá espaço não para gente e, sim, para as máquinas. Os vizinhos não se falam mais, se ignoram. Cada um começa a lutar pelos seus ideais. O tempo de estar junto começa a ficar pequeno e escasso. O pai precisa buscar uma oportunidade melhor, começa a estudar e a se desenvolver melhor por causa da concorrência. A comunidade da rua passa a não existir mais. Moram no mesmo bairro, mesma rua, mesmo edifício, mesmo andar e ninguém conhece ninguém. Quando se programa uma reunião de família, entre dez convidadas aparece duas ou três, isso quando a anfitriã não fica sozinha e o que é pior, muitas vezes incompleta.

A solidão ocupa o espaço do coração das pessoas, a depressão começa a chegar porque a espo sa perde o seu marido para a empresa. Os filhos entram em crise porque são educados e acompanhados pelas babás eletrônicas que invadem as salas das nossas casas. A comunidade tem agora um negócio chamado competição.

Mesmo diante de todas essas situações, o Senhor quer que compartilhemos o discipulado do amor entre nós. Temos que nos amar como Jesus nos amou. Não podemos nos unir pelos ideais do presente século que são: consumo, projeção pessoal e individualismo total. A nossa meta é amar o outro e se dar por ele como Cristo fez por nós.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana e... Fique com Deus!

Um comentário:

  1. "Quem já passou dos trinta, como é o meu caso" é muita bondade tua, meu pai! Quem conviveu numa família com todos os predicados deste primeiro parágrafo, com certeza já passou dos cinquenta, como é teu caso! (ix, foi mal!) rsrsrs

    ResponderExcluir