terça-feira, 30 de novembro de 2010

NATAL, PRA QUEM?

Iniciamos mais um período do advento e uma reflexão se faz necessária: sendo o advento um período de preparação para o Natal, que Natal estamos preparando?

Os pais começam a pensar na Ceia de Natal e a festas de ano novo, as crianças pensam nos presentes, o comércio pensa nos lucros, os empregados no décimo terceiro salário, algumas famílias começam a se preparar para as viagens e outras já começaram a limpeza da casa na praia. Enfim, o roteiro começa em Dezembro e só terá fim após o carnaval, quando tudo, ao que se supõe, volta ao normal.

Seja em período normal ou festivo, a verdade é que os planos de nobres e plebeus estão centrados no bem estar pessoal. Paz, saúde e prosperidade é tudo o que se espera, ficando de lado a partilha, a solidariedade e amor ao próximo. O brilho que estampa a tela da TV esconde a realidade dos pobres e miseráveis, a luz que irradia dos fogos de artifício nos faz pensar que está tudo bem, que todos são felizes, e o espírito do qual somos envolvidos anestesia a nossa mente fazendo-nos esquecer o que é o Natal.

Nesses dias o mundo parece um imenso salão onde se monta uma grandiosa festa de aniversário na qual o aniversariante não é convidado. Tudo porque, como em qualquer outra festa, ninguém quer pensar em quem sofre. Afinal, se pressupõe que as festas sirvam justamente para fazer esquecer os problemas. Eis aí o verdadeiro problema! Natal sem a inclusão do pobre, do preso, do que não tem o que comer e vestir, nem lugar para dormir, é um Natal que exclui Jesus Cristo, o aniversariante, e portanto, não é Natal.

Diferente de outras festas, o verdadeiro Natal traz reflexão. Daí a importância do período litúrgico que estamos vivendo. Para quem tem fartura, o Natal é a festa do encontro com Cristo que vem na pessoa do faminto, enquanto para quem tem fome, o Natal é a festa do encontro com Cristo que vem na Boa Nova das mãos que se estendem para lhe ajudar.

Observando isso e vivendo assim todos dias, não somente descobriremos a felicidade do Natal ao findar do ano, mas felizes seremos por toda vida.

Para um feliz natal, faça boas reflexões durante o período do advento e boas ações durante o ano todo.

Ora vem Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário