sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A MAIOR OFERTA II

Por José Fernandes

Minuto de Reflexão

“Então Jesus chamou os discípulos e disse-lhes: «Eu vos garanto: esta viúva pobre depositou mais do que todos os outros que deitaram moedas no Tesouro. (Mc 12,43)”.

Entre as inúmeras motivações que encontramos nos dias de hoje para o seguimento de Jesus, uma delas é a busca de privilégios. Isso não é uma coisa nova. Basta, para nós, a memória dos filhos de Zebedeu, que queriam sentar-se à direita e à esquerda de Jesus na sua glória. De fato, a religião pode tornar-se fonte de privilégios para muitas pessoas, principalmente numa sociedade religiosa e hierarquizada como a nossa. Não é essa a vontade de Jesus para os seus seguidores, pois Jesus não quis privilégios nem mesmo para si próprio. Ele quer de nós a disponibilidade e a entrega de vida, a exemplo da viúva que, com a única moeda que não seria valorizada por ninguém, deu o maior exemplo de total entrega.

É salutar prestar bem atenção a este episódio. Há tantos que não ousam fazer ou dar qualquer coisa, por medo da insignificância de sua contribuição, de seu dom. Deus, porém, não julga com aferição externa, mas olha o íntimo do doador. Jesus opõe-se vigorosamente à hipocrisia, ao cálculo, à injustiça, à vaidade, ao orgulho, e exalta a sinceridade, a generosidade, a justiça, a pobreza, o desinteresse, a humildade, o desprendimento. Uma pobre viúva, dá duas moedinhas, e dá mais do que todos, porque dá tudo o que tem, dá de si mesma. Custa muito dar mesmo pouco, quando esse pouco é tudo o que se tem, e o que custa tem valor. Dar o supérfluo, o que sobra, o que não faz falta, o que não tira nossas comodidades e prazeres, que valor verdadeiramente humano pode ter?

Pense nisso. Tenha um ótimo final de semana e... Fique com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário