sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

MANIFESTO PELO ETHOS DA LEI RÉGIA

Por Julio Zamparetti

Assim como cria e ensinava o Apóstolo São Paulo, creio que o evangelho é o poder para a salvação de todo aquele que crê. Creio que o evangelho de Jesus Cristo é a mensagem mais poderosa e completa, que traz todos os preceitos necessários e fundamentais para a transformação deste mundo e iluminação de cada ser humano. Portanto, é no Evangelho de Jesus Cristo que procuro pautar minha fé, moral e conduta diária.

Em vez de uma doutrina alienante, defendo a necessidade da integração de todo cristão nos mais diversos meios sociais, científicos, políticos, culturais e profissionais, constatando a realidade e contestando toda usura, corrupção e falta de ética.

Creio na Lei Régia ensinada por São Tiago, que consiste do amor ao próximo (v.2:8). Assim, qualquer lei ou interpretação que se faça sem o regimento do amor; que promova o descaso ambiental ou social; que gere ou favoreça qualquer forma de exclusão e preconceito, jamais será digna de difusão, pois Deus é amor e seu Reino é paz, justiça e alegria de espírito.

Não é justo que aqueles que sofreram uma separação matrimonial, devam sofrer também a exclusão aos sacramentos, ou que lhes seja tolhido o direito de segunda união; não é justo que os mais fracos (tidos por “pecadores”) sejam impedidos de se alimentarem da Ceia do Senhor, uma vez que Cristo veio justamente para os mais fracos; não é justo que os dogmas sejam aplicados indiscriminadamente sem se considerar que a vida e o ser humano são os alvos maiores do amor, perdão e remissão do Criador; não é justo que o corpo místico de Cristo (a igreja) viva tão apegado às aparências, sem promover o amor fraternal incondicional, afinal, Cristo veio para os pecadores e ensinou a perdoar quantas vezes forem necessárias.

"Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia"

4 comentários:

  1. Belas palavras Julio, respeito-as e concordo, em parte, com elas. Caberia um comentário a respeito de fraqueza, "pecado" e exclusão. Gálatas 6. 7-8, creio não ser possível fugir da lei da semeadura. Poderá um homem, mesmo "fraco", plantar limão e colher uva? Poderá um homem, mesmo sem conhecimento de física e gravidade, atirar uma pedra do 10º andar e a mesma não cair? Alguns "pecados", "erros", "fraquezas" geram consequencias, podendo uma dessas ser a exclusão. Então não seria pois o próprio homem que se auto-exclui? Se priva? Poderá um viciado em álcool ou em outras drogas quaisquer, exercer o sacerdócio por mais que queira? Você se submeteria a cobertura espiritual de um adultero? Eu não. Se não houver distribuição conforme e com base em MÉRITOS, não vejo outro caminho senão a apologia a libertinagem inconsequente. A misericórdia não exclui a resposabilidade sobre os atos e suas conseguencias. (Hebreus 12) Vamos cuidar para não sermos privados da graça de Deus (Hebreus 12.15).

    ResponderExcluir
  2. "Alguns "pecados", "erros", "fraquezas" geram consequencias, podendo uma dessas ser a exclusão."

    Opa, opa, opa, alto lá! Jesus Jamais excluiu alguém de seu convívio por ser pecador. Diga-se de passagem, se Ele assim fizesse, ficaria sozinho! Tendo em vista seu exemplo, nenhum de nós foi comissionado a estabelecer sobre alguém consequência alguma.
    ................................................


    "Então não seria pois o próprio homem que se auto-exclui? Se priva?"

    O pecado nos priva de sentir a alegria da graça de Deus, mas não nos exclui de seu amor, nem faz com que deixemos de ser alvo de sua misericórdia.
    ................................


    "Poderá um viciado em álcool ou em outras drogas quaisquer, exercer o sacerdócio por mais que queira? Você se submeteria a cobertura espiritual de um adultero?"

    Ich, meu amigo! Você entrou nessa paranóia de cobertura espiritual, é? Quem lhe ensinou que sacerdócio é cobrir espiritualmente? Quanto engano! Sacerdócio é fazer ponte, isto é, conduzir o pecador a Deus, o qual sob suas asas, sim, há cobertura segura. Eu não me submeteria a cobertura espiritual de um adultero, nem de qualquer outro homem que não seja Jesus Cristo. Todavia, não negarei a autenticidade de um sacerdote devidamente ungido, simplesmente por ele ter suas fraquezas, nem vou investigá-lo para fazer qualquer julgamento. Já tenho minha própria vida pra fiscalizar. E ainda assim, não me escandalizarei se souber de seus deslizes. Engraçado é que Davi cometeu fraquezas de todo tipo e todo crente pede a Deus que o encontre “como achaste a Davi”. Mas quando encontram alguém como Davi o excluem de seu convívio! Dá pra entender?
    ...........................................


    "Se não houver distribuição conforme e com base em MÉRITOS, não vejo outro caminho"

    Acredite, o caminho é Jesus, sua graça nos é conferida por seus méritos. Se não atentarmos para isso, certamente cairemos de sua graça.

    Precisas da misericórdia de Deus, seja misericordioso com o próximo.

    ResponderExcluir
  3. Entendo seu posicionamento, e concordo com ele. Não espero que você concorde com o meu, apenas que o tente entender.

    "Alguns "pecados", "erros", "fraquezas" geram consequencias, podendo uma dessas ser a exclusão."

    (( Jesus sentava a mesa com cobradores de impostou, conversava dignamente com prostitutas, seus próprios discípulos, cobradores de impostos, pescadores. Jesus não fez acepção de pessoas e não devemos fazer também. Não levanto essa questão. Só estou querendo dizer que "algumas" consequencia geram a exclusão, só as consequencia. Um assassino, por mais que confesse e se arrependa do erro, esta livra de ser preso? ))

    ...........................

    "Então não seria pois o próprio homem que se auto-exclui? Se priva?"

    ((Não questiono o amor e a misericórdia de Deus, que para mim permanecem inabaláveis, apenas coloco a responsabilidade ao homem, de aceitar esse amor e misericórdia através de atitudes, pois, algumas atitudes e suas "consequencias" nos afastam de Deus. Poderá o amante do bem possuir a mesma comunhão com Deus que o amante do mal?))

    ..................

    "Poderá um viciado em álcool ou em outras drogas quaisquer, exercer o sacerdócio por mais que queira? Você se submeteria a cobertura espiritual de um adultero?"

    (( Ide a fazei discípulos. Da mesma forma que Paulo pastoreava as igrejas de Corintios, Efésios, Galatas e outras, creio que haja, não como intermediador, mas como irmão mais velho, pessoas que nos auxiliem na jornada cristã. Se conhece a arvore pelo seu fruto, por esse motivo é de meu interesse a vida pessoal das pessoas que me aconselham, pois, infelizmente existe muita hipocrisia. Isso não quer dizer que as pessoas tenham que ser santas, sem pecado algum, mas, tem que possuir ao menos bons frutos e respaudo de vida ))

    ........................

    "Se não houver distribuição conforme e com base em MÉRITOS, não vejo outro caminho senão a apologia a libertinagem inconsequente"

    (( Certamente é Jesus, mas, o galardão é alcançado por mérito, não fosse assim, que diferença haveria entre justo e injusto?

    ......................

    Necessito da misericórdia de Deus, o que seriamos sem ela? Falta-me muito para ser misericordioso como cristo, o que posso é tentar a cada dia ser mais parecido com ele. Ao homem é dado o livre-arbítrio e infelizmente não possuo o poder de controlar as consequencias desse livre-arbítrio, só sou livre. Não controlo as consequencias das minhas más atitudes, o que posso tentar fazer é controlar minhas atitudes. É presunção querer controlar no outro o que não se controla em sim, por isso, não controlo as consequencias das atitudes das pessoas. Deus odeia o pecado, mas, ama o pecador. Tento amor todos os dias os pecadores como eu.

    ......................

    Repare nas minhas palavras, tente entende-las e percebera que concordamos. Só havia acrescentado em seu comentário.

    ResponderExcluir
  4. Ok, seu pensamento faz sentido. Muito obrigado por sua participação! Esteja sempre a vontade para comentar. Um abraço!

    ResponderExcluir