terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A LEI ESTÁ MATANDO A HUMANIDADE: A MORTE DA CONSCIÊNCIA

A respeito do artigo que postei ontem, "PRECISAMOS DE LEI?", meu grande amigo, Pr. Maicon Blues, que costumeiramente deixa seus comentários aqui no blog, desta vez fez seu comentário no meu perfil do orkut, dizendo o seguinte: "Sem lei nossa natureza adâmica se auto-destrói". Achei fantástico! Diante deste e outros comentários bem sacados que recebi, persisti pesquisando sobre essa temática e assim repasso para vocês um artigo que encontrei de Caio Fábio, que muito corroborá para nossa reflexão.

Por Caio Fábio


Estava assistindo a mais um episódio do Apocalipse bíblico na CNN e na BBC.


É impressionante que as mesmas sementes históricas, culturais, geográficas, étnicas e religiosas continuem a nos mostrar a cara da Humanidade por mais de quatro mil anos.


Os personagens do Gênesis estão vivos em seus filhos e lutas até hoje. Sobretudo Hoje! De fato, a Bíblia não é somente Palavra de Deus — digo “somente” apenas na perspectiva daqueles que vêm a Palavra “guardada” dentro do livro —, mas também a Palavra da Humanidade.


Eu já disse isto: quanto mais se anda de volta ao Gênesis, mais se chega perto dos personagens do Apocalipse.


Agora mesmo, com o assassinato do novo líder de campo de uns dos grupos terroristas em território palestino, o que se ouviu como “razão e lógica” das duas partes foi apenas denúncia moralista. Ambos os lados são hipocritamente moralistas e religiosos em seu modo de fazer “política e guerra”. Ambos os lados evocam “valores”.


Aliás, o novo nome da Lei, nessa fantasmagórica era pós-moderna, é “Valores”. Muda do singular para o plural, mas é a mesma coisa. É apenas uma maneira psicológica de ser legalista. E eu aqui pensando: “Fundados em valores os dois lados vão afundar até a morte.”


Então, fiquei pensando nessa tirania horrível dos valores; sim, de todos eles; coisas “nobres” como honra, coragem, valentia, dignidade, correção, retidão, soberania, liberdade e o escambau ao infinitesimal. Todas elas umas gracinhas! Lindas de morrer…


Então vi como é difícil para a mente humana o exercício da Consciência. Dá vertigem. As pessoas não sabem onde se segurar. Escorregam… Mesmo andando em chão plano crêem que vão cair… Precisam do corrimão da Lei, da Moral, do Politicamente Correto ou mesmo dos Valores e Princípios.


É claro que não é possível haver vida num mundo caído sem que tais “imposições da queda” possam deixar de se fazer presentes; afinal, consciência é coisa rara na terra. A questão é a Lei mata. Sempre. Assim, sem Lei, nos matamos; e, com a Lei, morremos!


Eu tenho apenas Um acima de mim. Lei nenhuma me dá os parametros de meu existir. Em Cristo a fé gera Consciência, não Lei. Acima da Consciência está Deus. Dele provém toda consciência. As demais coisas, mesmo os Valores, têm que estar a serviço da Vida, não da morte. Portanto, a serviço da Consciência, não sobre ela. A menos que Deus não existisse. Então, seria Tirania pela Tirania, no absurdo existir por existir.


A Consciência tem que aprender a não usar “valores” quando o curso da ação deflagrada vai gerar morte. Aí está a Liberdade!


A Lei está matando o mundo. É a guerra dos Direitos. É a suprema arrogância: “Quem é dono do mundo? ” É a mais ardilosa camuflagem: o sangue. É a mais diabólica mensagem: “Liberdade”. É a mais enganosa liberdade: “Chegou a nossa vez de mandar em vocês!”

Odeio a “inteligência” humana!

Ó, Deus, dá-nos Consciência, e derrama sobre nós a Graça de fazer o que é bom, não o que seja considerado digno de morte como justiça própria.

.................................................
Fonte: http://pensecomigo.com/a-lei-esta-matando-a-humanidade-a-morte-da-consciencia/
Postado em 12 de Novembro de 2010

9 comentários:

  1. Reverendo PJ,
    Creio que o HUMANISMO sim seja o responsável por toda seleuma de nossa era "pós moderna". Os valores estão mudados, o que era absoluto agora é relativo. Antes, quem não era capaz de manter seus "intintos" equilibrado era desprezado por toda sociedade, hoje é aceito como autenticidade.
    Quem trocava a esposa tratando-a como uma pelanca enrugada por um filé não tinha mais autoridade para influenciar mentes pensantes, hoje são considerados como celebridades que assumem seus atos mesmo que insanos.
    Sempre que posso assisto o programa esportivo ESPN, o comentarista, fez um comentário que estou até agora conjecturanto: Disse ele; - "Os deputados votaram 60% de aumento de salário para si próprios, e ninguém , nenhum grupo se manifestou, o Corintinas( SP), Vasco(RJ), perderam vaga em campeonatos os torcedores foram para frente dos clubes e fizeram quebra-quebra querendo mudança. Porém não têm ousadia para ir pra Brasília e refutar "TIRIRICAS, ROMÁRIOS, E OUTROS MALANDROS DOS TRÊS PODERES GOVERNAMENTAIS."
    Bem, o oriente médio tem nos ensinado muito nos últimos dias como mudar uma Lei, há uma força intrínsica em cada um de nós, todavia é mais fácil eu agir conforme meus desejos individuais, fruto de um HUMANISMO CAPITALISTA... E selvagem.
    PJ, defendo a seguinte tese; A HUMANIDADE ESTÁ MATANDO A LEI.
    Entendo por Lei a forma mais eficaz de se organizar um grupo. O momento é de flexibilidade, entender que minha vontade nem sempre é a melhor para o grupo. e a DEMOCRACIA sofre exatamente isso. Veja o EUA? Analise comigo, a democracia só boa quando está ao meu favor, quando está na rota de colisão com meus conceitos e valores eu prefiro a tirania. Rsrsr, isso é real!!!

    Perdoe-me, se fui intransigente em meu "breve" ácido-comentário.
    A Lei não está matando, a humanidade que está em suicídio coletivo. Todos em busca de um lugar ao sol com uns trocos no bolso.
    Forte abraço do amigo Maicon Blues.

    ResponderExcluir
  2. Não há do que desculpar-se, meu amigo! Está tudo certo! Lembrando-me de alguns anos atrás, me dei por conta que tu foste vítima de um povo, enquanto eu, ao mesmo tempo, fui vítima das Leis e dogmas. De qualquer forma, não consigo desvencilhar o legalismo do homem, pois os maiores crimes o homem comete "em nome da Lei". Mas, é importante aqui deixar claro que o autor do texto, desde o título, se refere à humanidade no sentido de 'ser consciente'. Consciência que a cada dia é mais rara porque os líderes governamentais e religiosos tentam, hora por viés da lei, hora por viés da moral ou em nome dos valores, assassiná-la, a fim de que todos sejam enquadrados dentro de um modelo serial de fácil manipulação e domínio, que não questione as leis, a moral e os valores pré-estabelecidos. Afinal, a consciência nos faz sair da matrix, questionar os padrões, proprôr mudanças, coisas do tipo que não agradam os legalistas e dominadores. Logo, reintero: A LEI ESTÁ MATANDO A HUMANIDADE. Um grande abraço de amigo PJ!

    ResponderExcluir
  3. A humanidade está matando a lei e a lei está matando a humanidade.

    A humanidade está matando a lei ao ponto em que se afasta da lei maior, a do bem comum (amor ao próximo como a si mesmo). Consequencia disso é a prostituição da lei, visando interesses pessoais.

    A lei está matando a humanidade ao ponto que a sua prostituição é uma auto destruição.

    Entramos em um ciclo vicioso e destrutivo.

    Ambos, Julio e Maicon, estão corretos ao meus ver.

    ResponderExcluir
  4. Caro Maicon, permita-me um comentário sobre o humanismo.

    Creio o responsável não ser o humanismo, ainda acho que o responsável seja o homem, o mesmo homem que cria conceitos.
    Jesus Cristo falava a multidão em parábolas, penso eu que ele respeitava a subjetividade de cada um, não impunha nada, deixava as pessoas por elas mesmas chegarem as suas próprias conclusões. Pensando dessa forma, poderíamos dizer que Jesus Cristo foi um humanista? Se pensarmos que ele reconhecia que cada um possuía suas verdades (subjetividade) e as respeitava não impondo as dele mas questionando as suas, creio que a resposta seja sim.

    Vejo que o problema não se encontra no relativismo da subjetividade, mas sim, no relativismo da verdade.

    A interpretação pode ser relativa, porem, existe uma só verdade, que talvez seja incognoscível. O que há, de nossa parte seres humanos, são interpretações que não corresponde o fato da verdade em si. Não sendo assim teríamos (ou temos) donos da verdade.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Caro sam.deoliveira, teus comentários foram postados no artigo errado. Por favor, refaça-os no artigo correspondente (evangélicos idólatras) e terei o maior prazer em respondê-lo.

    ResponderExcluir
  8. Caro Sam, teu comentário já está devidamente transcrito e respondido no artigo Evangélicos Idólatras http://juliozamparetti.blogspot.com/2010/04/evangelicos-idolatras.html?showComment=1297958634799#c5503782034576868597

    ResponderExcluir
  9. Aislan,
    É muito saudável, ter mentes pensantes como a tua. Folgo-me em assistir em tuas linhas grafitais um momento lúcido , o que é uma denúncia, o fato de em nosso pais ainda termos seres que valem a pena queimar a retina nas idéias.
    Quem é amigo do PJ é meu amigo, pois ele eu conheço. HOMEM DE DEUS.
    Abração.
    ICor.15:58

    ResponderExcluir