sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O DESAFIO DE ORARMOS POR QUEM NOS PERSEGUE

Por José Fernandes
Minuto de Reflexão

“ Eu, porém, digo-vos: amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!” (Mt 5,44).

Desafio você a fazer o que pede Jesus no evangelho de Mateus 5,44-45 que servirá de base para esta meditação. Você pode pensar: hoje acordei cheio de raiva, de ódio pela forma como as pessoas se comportam neste mundo. Muitas vezes vemos tantos absurdos que sentimos vontade de fazer justiça pelas próprias mãos. De repente nos deparamos com um tal de Jesus nos falando em amar os nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem, que querem nos ver no fundo do posso, que nos desejam todo tipo de maldição, que nos magoam e nos caluniam injuriosamente? Como posso eu desejar o bem a estas pessoas tão maldosas e ingratas? Mas acredito que este é o maior exercício de fé que Jesus pode exigir de nós. É um exercício de superação.

Amar as pessoas que convivem conosco, a nossa família, amar os filhos, esposa, esposo, pais, irmãos e amigos isto não é um exercício. Isso nós fazemos, porque gostamos de fazer. Mesmo quando Jesus fala em amar o próximo achamos fácil, porque escolhemos o nosso próximo, mas o próximo, não é somente aquele que está ao lado neste momento. Uma pessoa pode estar lendo esta reflexão num ônibus, aguardando sua vez para ser atendido no consultório, sentado no banco de uma praça, e tem um próximo ao seu lado. Sabe que é a ele que você deve estender a mão neste momento e olhar por suas necessidades? Então vamos reavaliar os nossos conceitos e exercitar o nosso amor com aquelas pessoas que já havíamos descartado do nosso grupo de convivência.

Eu sei que é complicado e, bote complicado nisso, mas é possível amá-las. Posso estar sendo paradoxal, mas posso juntar minhas mãos e pedir que Deus ajude aquele cidadão e o abençoe apesar dele tramar contra minha pessoa, lutar pela minha derrota. É um exercício de amor incondicional: "amar sem esperar nada em troca". Acredito que só um cristão pode realmente fazer isso. Você pode, por mais difícil que pareça. Podemos tentar, mas Jesus não pede para que as pessoas tentem fazer, mas façam. É imperativo, o que exige de cada um de nós uma ação radical, que muda completamente a nossa forma de pensar no mundo em que vivemos.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana e... Fique com Deus!

Um comentário: