segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A LUZ QUE PRECEDE O SOL

No capítulo 32 de Gênesis, Jacó luta com um anjo que lhe fere a coxa. O versículo 24 afirma tratar-se de um homem, enquanto os versículos 28 e 30 afirmam ter se tratado de uma luta com o próprio Deus. Nisso não há qualquer discordância, mas sim uma complementação, pois se trata de uma teofania, isto é, uma manifestação de Deus em forma de homem.

Para trazermos à luz um entendimento melhor do texto, necessitamos fazer uso do conhecimento da tradição judaica, que afirma que o anjo relatado nesse texto é o Arcanjo Uriel. Seu nome significa Luz de Deus.

Ao final da luta, depois de deslocar a junta da coxa de Jacó, o anjo lhe disse: “Deixa-me ir, pois já rompeu o dia”. Mas que relação haveria entre o Arcanjo Uriel e o romper do dia, para que o anjo precisasse ir embora? De acordo com a tradição judaica, Uriel era o anjo responsável pelo nascer do Sol, razão pela qual o Sol veio a nascer, segundo o relato bíblico, somente depois que o anjo partiu.

A relação entre a luz de Deus e o Sol tem seu princípio já no relato da criação, no primeiro capítulo de Gênesis, quando a luz é criada bem antes do Sol.

Lembre-se de que não estamos tratando de ciência, pois cientificamente nada disso parece ter sentido. Estamos, sim, falando de espiritualidade. Dentro desse contexto, podemos deduzir que a Luz de Deus precede o Sol, que é uma figura de Cristo. Assim, compreendemos que mesmo sem conhecermos a Cristo, somos dEle conhecidos; mesmo num mundo em trevas, Deus sempre zelou pelos seus escolhidos; ao povo que caminhava na noite, Deus enviou uma coluna de fogo para aquecê-lo e iluminá-lo; mesmo antes de qualquer um de nós experimentarmos a acolhida no aprisco de Cristo, Deus já nos cuidava e nos atraia ainda que não o víssemos, nem o sentíssemos.

Jesus, em Lucas 18, mostra-nos a importância de nossa perseverança e constância na oração. Contrapondo a um juiz iníquo que só julga a causa de certa viúva por se incomodar com seus constantes pedidos, Cristo argumenta que Deus, que é justo, jamais se atrasa, mesmo que algumas vezes possa nos parecer tardio.

A verdade é que muitas vezes condicionamos a luz divina (Graça) ao nascimento do Sol (manifestação visível da graça). E nos é difícil compreendermos que mesmo em meio à noite Sua luz nos conduz; que mesmo que estejamos no vale da sombra da morte, Ele está presente com sua vara e cajado a nos consolar; mesmo antes de lhe pedirmos qualquer coisa, Ele sabe bem o que precisamos e está de braços estendidos prontos a nos abençoar, dando-nos o melhor, ainda que não saibamos pedir o que é bom.

Alguns abandonam a fé por acharem que Deus está demorando em lhes atender, outros, do mesmo modo, abandonam o caminho ao conquistar o que desejavam de Deus. Em qualquer desses casos, perdem o melhor.

Deus nunca tarda, nem jamais falha. Nós é que tardamos e falhamos, com nossa ansiedade e desejo de resolver tudo ao nosso modo, estribando-nos em nossos juízos injustos.

Confiemos em Deus, estribemo-nos em seu juízo, estejamos plenamente certos de que aquele que começou boa obra em nós há de completá-la até que seja dia perfeito (Filipenses 1:6, provérbio 4:18).

4 comentários:

  1. Palavras irresistíveis ! belo blog !.... super abraço a vcs !
    Alice

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Alice! Seja bem-vinda ao blog! Abração!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo,
    navegando pela net encontrei mensagens no orkut da Ir Paulina e assim cheguei aqui........fik deslumbrada , teu blog é maravilhoso....Parabéns !!!
    Q DEUS te abençoe!!
    Voltarei mais vezes
    Um abraço
    Mari

    ResponderExcluir