terça-feira, 12 de outubro de 2010

A PADROEIRA E OS DESAPADRONADOS

Eram aproximadamente seis horas da manhã quando fui acordado por estouros de foguete que partiram da casa de um de meus vizinhos que duvido veementemente que o infeliz já tenha ido a alguma missa nesse horário. Aliás, é bem possível que ele só compareça à igreja por ocasião de casamentos e funerais. Me pergunto, então: o que faz um sujeito se fazer tão “fervoroso” no dia da padroeira?

Como estudioso do assunto, reservo-me o direito de responder a essa indagação. A falta de conhecimento é o que leva as pessoas a essa fé estranha ao cristianismo autêntico.

Desconhecem o sentido da palavra ‘padroeiro’. Embora a igreja romana tenha atribuído seu significado aos santos escolhidos para intercessores de uma comunidade, classe operária, grupo étnico ou religioso, o sentido etimológico nada tem a ver com isso. Etimologicamente, a palavra ‘padroeiro’ (conjunção de padro(m) = padrão, mais eiro = fazedor) significa fazedor de padrão, assim como ‘padeiro’ significa fazedor de pão.

Conhecer a padroeira é fácil, mas onde estão os apadronados?

Teoricamente, Nossa Senhora Aparecida é uma das representações da Virgem Maria, mãe de Jesus. Isso faz de Maria o padrão, modelo de vida, para o Brasil. Honestamente, posso dizer que conheço muito bem Maria por tudo que li em livros sobre ela e a cultura judaica. Por isso eu disse que é fácil conhecer Maria, mas é impossível reconhecer o padrão dela no modo de vida dos brasileiros em geral. Tudo o que é possível ser identificado na fé mariana popular brasileira é uma Maria erroneamente idealizada, desassociada da cruz e de Cristo.

Maria foi modelo de mãe, filha, mulher, serva, exemplo de obediência, santidade, fidelidade a Deus, amor a Jesus, e seu desejo era que todos ouvissem e seguissem o Mestre. Entretanto, a fé mariana popular simplesmente ignora a verdadeira Maria e ofusca a imagem de Cristo. Basta assistir na TV, ou verificar na cidade onde você mora, as aberrações que se faz em nome da fé, para perceber que Maria jamais se encaixaria nesse padrão de religiosidade, quanto mais Jesus!

Desculpem, meus amigos, mas, na realidade, Maria jamais foi padroeira desse Brasil. Os fazedores de padrão do Brasil são o carnaval e o sincretismo religioso. O resultado disso é um povo de vida desregrada nos âmbitos social, sexual, religioso, político, sentimental, familiar, trabalhista, onde tudo que vale é se dar bem sem mudar de vida.

Nesse ínterim, Maria, a verdadeira santa, foi excluída da própria religiosidade que carrega seu nome, e substituída por outra maria, a "padroeira", muito mais rentável, sincrética e que não exige esforço moral algum para seguir seu padrão, basta lhe pagar as promessas e tudo fica certo. E a vida... continua como ela é: bebedeiras, traições, falcatruas, prostituição, carnaval e bundas à mostra. E vai me dizer que não é este o padrão brasileiro?

Se Maria é padroeira do Brasil, cabe-me dizer que a padroeira não tem apadronados. Pois a vida que se vive aqui está longe de se parecer com o modelo de Maria.

Enquanto isso, a Igreja Católica fecha os olhos e abraça os lucros. É o padrão... é o padrão.

Depois de refletir isso, lavei a alma e quero agradecer ao meu vizinho.

9 comentários:

  1. Perfeito! Tomei a liberdade de republicá-lo em meu blog. A propósito, seu blog está a cada dia melhor. A participação de seu pai também tem sido muito edificante.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, meu bispo! Fique sempre a vontade para republicar o que quiser. Um abraço! Aproveito para dizer que estamos com muita saudade e ansiosos por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Excelente blog irmão Júlio. Deus o abençoe e o inspire sempre...
    Conheci através do Bispo Hermes.
    Se desejar visitar meu blog. Grande honra para mim! www.michelineblogs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. (VC)***fui acordado por estouros de foguete que partiram da casa de um de meus vizinhos que duvido veementemente que o INFELIZ já tenha ido a alguma MISSA nesse horário. Aliás, é bem possível que ele só compareça à igreja por ocasião de casamentos e funerais. Me pergunto, então: o que faz um sujeito se fazer tão “fervoroso” no dia da padroeira?

    Neste dia em especial Lembramos com grande carinho da Mãe de JESUS CRISTO.
    Lembramos do seu modelo de serva, do seu modelo de santidade....
    neste dia a PROCLAMAMOS como BEM AVENTURADA. (LUCAS 1,48)....
    e quanto as imagens são apenas recordações, que nada podem fazer além de trazer uma lembrança em nossa memória.
    Maria foi o que foi pela Graça de DEUS, a importância que ela tem é por causa de CRISTO e não o inverso.

    Nós CATÓLICOS PROCLAMAMOS SIM... MARIA COMO BEM AVENTURADA.
    se vcs Cristãos Protestantes Não a Proclamam, deve pelo menos Respeitar que a Proclama.
    Até Martinho Lutero tinha grande respeito Por MARIA. (VC deve saber disso)

    Seu Texto totalmente tendencioso e preconceituoso.
    Julio, vi que você pouco conhece e muito julga a saber sobre a grande serva e Mãe de Jesus Cristo,Maria de Nazaré.
    Até que o texto não foi de ataque a igreja católica. (como estamos cansados de ver os protestantes perdendo tempo,nos atacando gerando desunião e desavenças).
    o que vc falou é simplesmente opinião sua e ela nem sempre forma a verdade, muitas vezes não passa de um conceito pré-estabelecido,

    Grande parte do seu equivoco acerca do catolicismo...
    ___o povo idealiza uma Maria salvadora; A Bíblia relata uma Maria bem-aventurada por conceber Jesus; o povo idealiza uma Maria que fez Jesus bem-aventurado por ter nascido dela; a Bíblia relata uma Maria remida pelo sangue de Cristo, o povo idealiza uma Maria concebida sem pecado.___

    A igreja Católica não prega isto que vc citou.
    isso é uma interpretação sua que vc tem acerca do Vê,mas não conhece.

    Fique com Deus.
    Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Tiago, Maria é para nós, episcopais, a Bem-Aventurada Virgem Maria (Leia meu artigo A BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA). Ela é para nós o maior ícone do Cristianismo, isto é, a maior dentre todos os santos.

    Meu texto, ao contrário de tua leitura, não é nada tendencioso, e nem sequer comentei qualquer doutrina da igreja romana. Nem sequer fiz qualquer interpretação, apenas citei fatos decorrentes da manifestação de fé popular, que por sinal anda muito longe do catecismo católico e longe do exemplo deixado pela Santa Virgem (afirmo isso com toda convicção, pois sou um estudioso da crendice popular, bem como do catecismo Romano).

    Talvez te seja apropriado estudar um pouquinho de anglicanismo. Evitarias comentários tão infelizes.

    Em Cristo, Julio+

    ResponderExcluir
  9. Julio, no seu texto tinha coisas que não tinham ficado claras,mas agora com seu claro esclarecimento sobre o assunto deu para entender melhor.
    ...mas achei meio irônico vc ter chamado o "sujeito de INfeliz..)...rsrs
    nos seu questionamentos sobre Maria acerca do que a Bíblia prega. soh dá pra levar em consideração aos Católicos ignorantes (que realmente vive essa crendice popular...sem muitas vezes saber o que realmente a igreja católica prega....isso acontece mais com o "povo Antigo" e tbm com as partes das regiões do interior....
    (isso não estava claro no texto)...
    como vc diz que pesquisou e estudou sobre o assunto e o catecismo romano, sabe que boa parte destas conclusões não fazem parte do que a igreja prega.

    Fique na Paz.
    Rev. Júlio.
    não postei aqui para gerar discussões, mas sim para dialogar. Não devemos dividir ainda mais Cristianismo como muitos ainda o fazem.
    pensei que vc de repente iria levar por outro lado os meus comentários, valew por ter me respondido como um cristão que respeita outro cristão.
    desculpe-me se fui chato com vc..

    ResponderExcluir