quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

JUSTIÇA NOSSA, TRAPO DE IMUNDÍCIA

Por Julio Zamparetti


Lembro-me que desde criança fui ensinado a agir com justiça a fim de que todas as coisas corram bem na vida. Assim crescemos motivados pelo desejo de nos dar bem na vida e sob a ameaça de que aqui se faz, aqui se paga, evitamos fazer o mal aos outros, não porque os amamos, mas porque queremos distância de qualquer mal que possa se voltar contra nós.


Já dizia o profeta Isaias que nossa justiça é como trapo da imundícia (Isaias 64:6). Entendamos o porquê: Trapo da imundícia é como era chamado os panos que as mulheres da época usavam para conter o fluxo menstrual. Pode, hoje, isso não parecer muita coisa, mas na época era uma ocasião de vergonha e horror. A mulher menstruada era considerada imunda e sobre ela recaiam sérias privações como não frequentar lugares públicos e nem mesmo rezar. O simples toque de uma mulher neste estado, tornava tudo o que fosse tocado ou tocasse nela imundo também. Imagine, agora, o valor que teria naquela época o tal trapo da imundícia. É exatamente isso o quanto vale nossa justiça.

O problema é que nosso senso de justiça está baseado no que consideramos certo para nos favorecer, ou naquilo que um dia já nos desfavoreceu. Isto é, ou lutamos por justiça porque nessa causa teremos algum benefício, ou se lutamos por alguma causa sem perspectiva de ganho é porque já tivemos uma perda similar da qual o sentimento de remorso nos constrange a agirmos de forma compulsória. Em termos práticos, só lutamos contra a violência depois de sermos vítimas dela. Só nos mobilizamos em prol do meio ambiente quando percebemos que nós mesmos estamos sendo destruídos. Ou seja, nossa justiça não tem propósito de favorecer a ninguém mais senão a nós mesmos.

Quando nosso senso de justiça é voltado para nossos próprios interesses, está totalmente desprovido de qualquer justiça, porque justiça é aquilo que torna a coisa justa, ajustada, encaixada às demais coisas, idéias ou pessoas. Sem justiça, ou seja, sem estar justa, contendo folgas, a engrenagem, fatalmente, tranca e quebra.

É por essa razão que sempre estamos correndo atrás do prejuízo. Já é hora de mudar isso.

5 comentários:

  1. Olá Júlio, quero saudá-lo pelo conteúdo excelente do seu texto. É assim que me sinto em relação a minha justiça. Hoje vivemos num ambiente que a maioria chama a sua justiça própria. Ficarei com suas palavras no meu coração. Vou passar a frequentar mais seu blog e segui-lo também. Que Deus continue lhe abençoando. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional este seu texto Revdo. Julio Zamparetti Fernandes. Einsten ja citou em um de seus poemetos: "A terceira guerra mundial será disputada por humanos com pedras e paus." Acredito que se referia a maldade contra o mal. Mas este texto, "JUSTIÇA NOSSA, TRAPO DE IMUNDÍCIA" se trata de uma excelente inteligência e sabedoria, sendo o que eu chamo de algo bom para o bem: "A quarta guerra mundial está sendo disputada com papel e caneta."
    Obrigado por compartilhar esta sabedoria Divina! Um forte abraço. Poeta DUGO'S

    ResponderExcluir