domingo, 11 de janeiro de 2009

FESTAS MAQUIADAS

“Crente não pode ouvir música profana”. É isso o que a maioria dos crentes diz. Tocá-la então, nem pensar! Rodar música secular em uma festa de crente, “misericórdia”! “Só ouço música gospel”! – dizem.

Confesso que minha indignação em relação a esse pensamento só não é maior que minha vergonha em ver que, entre os que se chamam pelo nome de Cristo, haja um pensamento tão hipócrita e pervertido!

Pensamento hipócrita porque fazem suas festinhas ao som das mesmas batidas de qualquer festa profana, com a mesma pobreza melódica, harmônica e poética de qualquer baile funk. A única diferença é que trocam o “chupa que é de uva” por “chuta que é laço”, “é nois na fita” por “é nois na fé”. Diferença que pouco importa para quem está ali, já que tudo que se quer é festar.

Não sou contra boas festas. Muito pelo contrário: acho muito bom o hábito de sair com amigos, dançar e se alegrar sem bebedeiras, sem drogas, nem promiscuidade. O que sou contra é às más festas e às versões “gospel” de festas seculares que são propagadas como espirituais. Não há nada de espiritual nisso. Isso não passa de maquiagem barata. E nem me venham dizer que é diferente, que na festa gospel não rola drogas nem sexo, porque isso não é verdade. Basta ver quantas moças solteiras tem voltado grávidas dos retiros “espirituais”, ou de festas gospel, ou mesmo de reuniões de pequenos grupos. Isso pra não falar daquelas que não engravidaram pela simples razão de serem “prevenidas”.

Pensamento pervertido porque vê maldade em tudo. Pensam que todos que estão num show, estão ali para “aprontar”. Quem pensa isso, prova para si mesmo que é um pervertido. Pois faz juízo dos outros pelo pressuposto de sua própria conduta. Afinal, se já apronta num ambiente religioso, o que não faria num ambiente secular?

Não faço apologia aos bailes e festas. Mas o título de festa gospel não caracteriza que a mesma seja cristã. Assim como na música, há festas boas e festas ruins, cabe-nos saber distingui-las como distintos somos. Entretanto, festa realmente gospel, só conheço uma, chama-se Celebração Eucarística, ou Culto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário