terça-feira, 28 de setembro de 2010

AMIGOS PRA QUÊ?

Por Julio Zamparetti

Jesus contou uma parábola de um homem rico que tinha um administrador desonesto. Quando o homem rico pediu contas ao administrador, este percebendo que seria despedido passou a prestar favores aos devedores de seu patrão, diminuindo-lhes a dívida, a fim de que, fazendo esses favores, os favorecidos se tornassem seus amigos e o ajudassem na hora da necessidade que lhe estava por vir, tão logo fosse demitido. Quando o patrão percebeu o feito, elogiou o administrador pela esperteza com que usou dos recursos materiais (mesmo que não lhes pertencesse) para fazer amigos.

Infelizmente, nossa sociedade está perdendo a noção de quanto vale um amigo, uma família, uma congregação de fé! Estamos nos globalizando e ao mesmo tempo nos ilhando, criando centenas e até milhares de amigos nos sites de relacionamentos, mas na hora em que precisamos, temos cada vez menos amigos a quem recorrer! Vivemos aos montes num mesmo condomínio sem sequer sabermos os nomes dos vizinhos de porta! Que ironia do destino, vivermos tão “perto dos olhos, mas longe do coração”, um do outro! Quem imaginaria que num mundo superpopuloso e globalizado, com nossos nomes tão conhecidos no mundo virtual, seríamos tão solitários na vida real?

O problema é que investimos muito em nossa solidão: novos televisores, TV a cabo, computadores e moderníssimos celulares em que temos a chance de desenvolvermos e confinarmos todos os tipos de relacionamentos. Relacionamentos que, no convívio pessoal, não sabemos nutrir. E assim, nós, seres humanos, preferimos investir todos os recursos em nosso mundo virtual e nossas fantasias, onde tudo é perfeito e as pessoas reais não poderão estragar essa “doce ilusão”.

Aquele administrador não foi desonesto pelo que fez, mas sim pelo momento em que fez. Pelo que fez, o patrão o elogiou. Lembre-se de que nada que temos em nossas mãos é nosso, nada levaremos daqui. Tudo é do Senhor e nós somos os administradores de seus bens. Sendo assim, devemos aprender deste texto bíblico que a melhor forma de administrarmos as riquezas desse mundo, que a Deus pertence, é investindo-as na graça de fazer amigos.

Também estão entre as riquezas que dispomos neste mundo, a fé, a religiosidade, a espiritualidade e a cultura de nosso povo. Não poucas vezes usamos as Escrituras Sagradas como argumento para discriminar, marginalizar e excluir, impondo fardos pesados em nome de Deus. O mesmo Deus que propôs trocarmos nosso fardo pesado por seu fardo que é mais leve, trocar o peso de 100 quilos pelo de oitenta ou cinqüenta, e ainda hoje nos propõe trocarmos a condenação da Lei pelo acolhimento do amor. O que Jesus quer dizer é que os filhos da luz deveriam ser mais espertos e apressarem-se a aliviar as cargas uns dos outros e valorizar mais os laços fraternos.

Invista nos relacionamentos. Venda sua TV de 42”, junte o 13º, e faça uma viagem com a família, com os amigos, conheça pessoas, faça novos amigos, ajude os necessitados, visite sua avó, abrace seus filhos, beije seus pais, faça serviços voluntários, colabore com sua igreja e entidades filantrópicas, presenteie quem você ama, diga que o ama.

Mas não seja desonesto como aquele administrador, deixando para fazer isso somente quando estiver para ser despedido dessa existência. Porque, geralmente, só nos damos conta disso e nos tornamos espertos quando já não é mais a vida quem nos apadrinha.

“Por isso eu digo a vocês: usem as riquezas deste mundo para conseguir amigos a fim de que, quando as riquezas faltarem, eles recebam vocês no lar eterno” (Lucas 16.9 NTLH).

Na eternidade não haverá relacionamentos virtuais. É bom cultivarmos bons relacionamentos reais desde já.

3 comentários:

  1. A MAIS PURA REALIDADE,PARABENS RV.POR ESTÁ ÓTIMA ENSAGEM.

    ResponderExcluir
  2. Lembra do texto: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece"? Pois é, realmente eu posso ter TV, 50", TV á Cabo, MSN, Games em fim, preciso apenas equilibrar e ser senhor de tudo isso e não servo. Quanto a ter amigos, realmente, não é fácil ter e manter, pois o relacionanto pessoal sempre é um desafio, com estas ferramentas apresentadas eu posso simplesmente desligar da tomada e com um amigo a questão é mais desafiadora, pois preciso ser autêntico. Mas há quem prefere responder...
    Amigos pra quê?
    Reverendo, abração e continue com tua lucidez exalando a performance de um pensador lúdico e cátedro.
    Abração do amigo Pr. Maicon Blues.

    ResponderExcluir
  3. Que bela mensagem Julio! Não havia entendido a passagem bíblica, mas agora consegui compreender! Obrigado, você usou suas riquezas para ganhar um amigo! Grande Abraço! Luiz

    ResponderExcluir