sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ESCÂNDALOS

Por José Fernandes
Minuto de Reflexão

“A ninguém damos qualquer motivo de escândalo, para nosso ministério não ser criticado” (2Cor 6,3).

Escândalos acontecem todos os dias. Aliás, a imprensa escrita, falada, televisiva, tem noticiado escândalos diariamente, tanto de segmentos públicos quanto de escândalos privados. A ética parece estar esquecida no vocabulário de muita gente. Vivemos uma crise sem precedentes. A Igreja tem um papel fundamental nesta questão no momento em que trabalha com princípios, com valores bem definidos. Notamos que pessoas com valores religiosos têm uma preocupação muito grande em denunciar e combater atitudes contrárias.

O apóstolo Paulo tem um cuidado todo especial em tratar do assunto. Ele não quer pregar moral de calças curtas. Tem a plena convicção que não pode exigir que “as pessoas façam o que ele diz, mas não façam o que ele faz”. Portanto alerta aos ministros para que não dêem motivo algum de escândalo, pois poderão ser alvos de críticas. Paulo sabia que precisava ser coerente com a sua fé, com a sua pregação. O ministro precisa ser exemplo se quiser realmente atingir os seus objetivos.

Mas podemos aqui falar não só de ministros da palavra, mas de cristãos que vivem o evangelho. Nós, leigos, seguidores de Cristo, precisamos também ser coerentes com aquilo que acreditamos. Vejo que muitos cristãos não estão nem um pouco preocupados com o modo como vivem. Pensam que são livres para fazer o que bem entendem. Não quero ser um falso moralista, mas sei que as pessoas nos reconhecem pelo que somos e como nos comportamos. Se não somos coerentes com o discurso, perdemos completamente a nossa força. Se nós chamarmos a atenção dos outros pelos escândalos que cometemos, n ão chamaremos a atenção falando do amor de Deus. É um cuidado que precisamos ter. Cumprir os mandamentos e olhar pelo bem comum são desafios constantes para cada um de nós.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana e... Fique com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário