sábado, 11 de setembro de 2010

A FÉ QUE NOS MOVE

Por José Fernandes
Minuto de Reflexão

Quando eu era pequeno, tinha um terrível medo do julgamento de Deus. Tudo o que fazia me vinha à mente um questionamento; será que isso é certo? Será que é errado? Será que é pecado? Deus não vai me castigar? Será que vou para o inferno? Tinha aquele conceito de um Deus cruel, austero, vingativo. Não tinha a plena noção de que o Deus que eu acredito hoje sempre foi um Deus de amor, de bondade, de infinita misericórdia. Vivia muito mais sob a lei do pecado do que sob a lei da graça divina. Hoje tenho a plena certeza de que Deus nos perdoa de todos os nossos pecados, se nos arrependermos profundamente.

Mesmo assim não escaparemos do tribunal de Cristo. O apóstolo Paulo afirma isto: “Porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo.” (2Cor 5,10) Tudo vai depender do que fizermos e o que praticarmos nesta vida. Mas temos que ter um cuidado especial ao interpretar essas palavras. Corremos um sério risco de achar que seremos salvos por merecimento ou sermos condenados também por merecimento, enquanto o apóstolos já havia falado anteriormente que somos salvos unicamente pela fé no salvador Jesus a qual nos leva a praticar coisas boas. Tudo o que fazemos nesta vida depende da nossa fé. Se o nosso coração estiver vazio os resultados serão desastrosos, porém, se estiver cheio da bondade e do amor de Deus, os resultados, com certeza, serão positivos.

A diferença está no fato de que a nossa fé nos move a fazer o bem. Leva-nos a seguir o exemplo de Jesus, amando sem esperar nada em troca. A escolha deste caminho nos leva a chegar diante do tribunal de Cristo com a consciência tranqüila, sem o medo da condenação, mas da reafirmação de que a nossa escolha foi bem feita. Por outro lado, precisamos ter o cuidado de não acharmos que somos melhores ou mais poderosos do que os outros. Pelo contrário, estamos neste mundo na condição de servos, reconhecidos pela graça que recebemos, pela certeza da salvação, pela convicção de que já fomos salvos por nosso senhor Jesus Cristo.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana e... Fique com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário