sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

AMOR INSANO (parte 2)

Por Julio Zamparetti

O que não cabe na mente religiosa é que este amor divino descabido não nos é conferido pelos nossos próprios méritos. Deus nos ama, mas não porque merecemos seu amor. Deus nos ama porque nosso pecado nos torna carentes, miseráveis, maltrapilhos e cativos. Ele nos ama porque precisamos de seu amor. Não há outro motivo para Deus nos amar. Ele nos ama, exatamente, pela mesma razão da qual deveria nos odiar; nos salva pela mesma razão da qual deveria nos condenar; somos restaurados pela mesma razão da qual deveríamos ser fulminados. Desculpe-me, mas você precisa ser um tanto herege, louco, para entender isso. (rs)

Não podemos ter a real dimensão do amor até que tenhamos razão para não amar, ou seja, não é na lua de mel que marido e esposa sabem o quanto se amam. Nem o saberão nos momentos mais felizes. Na verdade, só saberão a medida do quanto se amam quando tiverem motivos para não amar: Quando o dinheiro acabar, quando a paciência se esgotar, quando o stress comprometer o relacionamento, quando a enfermidade provocar o desânimo, quando não puderem estar perto, quando a monotonia esfriar o apetite sexual, quando a forma física deixar de provocar atração, quando a juventude passar. Quando todas as razões para alguém ser amado acabam, então se descobre se de fato o amor existe. Pois o verdadeiro amor não necessita de razão para existir, ele é a própria razão em si mesmo. Por isso o amor jamais acaba.

Não é em momentos de santificação e consagração que podemos sentir o amor de Deus de forma mais intensa, mas sim nos momentos em que mais nos sentimos sujos e pecaminosos. Jesus bem sabia disso quando falou: “aquele a quem pouco é perdoado pouco ama” (Lucas 7:47). Não foi a toa que o apóstolo Paulo afirmou: “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte” (2 Coríntios 12:10).

Quando o mesmo Paulo disse que “nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus” (Romanos 8:38,39), não estava afirmando que se sentia confiante porque sua força era suficiente para resistir a qualquer forma de provação, muito pelo contrário, Paulo sabia que tudo o que tinha para se gloriar era apenas fraqueza – “Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza” (2 Coríntios 11:30). São Paulo jamais usurparia a glória que pertence a Cristo. O mérito de tal confiança baseava-se no conhecimento de Cristo. O apóstolo sabia que Cristo o sustentaria ainda que muitas vezes ele pensasse em desistir, sabia que lhe seria impossível se separar do amor de Deus porque Cristo jamais desistiria de amá-lo.

Você pode ser um drogado, alcoólatra, jogador compulsivo, prostituta, mentiroso, ladrão, assassino e ainda assim o amor de Deus não o deixará. Pois para Deus, você é o filho que mais precisa de Sua atenção e amor. É por isso que a graça de Deus superabunda onde abunda o pecado.


........................
Extraído do livro ESPIRITUALIDADE DINÂMICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário