terça-feira, 31 de agosto de 2010

POSIÇÃO X FUNÇÃO

Textos bases: Hebreus 13.1-8 e Lucas 14.1,7-14

Bem advertiu Jesus, para que um convidado a um casamento não se assentasse nos primeiros lugares. Pois poderia ocorrer que o dono da festa o pedisse para que cedesse seu lugar a alguém mais digno. Então, humilhado, o convidado teria que ir para os últimos lugares. Melhor lhe seria estar nas últimas fileiras e ser convidado a sentar-se nas primeiras.

Dois mil anos se passaram e muita gente continua buscando as melhores posições. Não obstante, temos, hoje, uma sociedade fútil, assistida por uma religiosidade hipócrita, em que cada cidadão busca estar num lugar de glamour, onde o prestígio e a beleza exterior possam caiar seu sepulcro-vida que envolve sua subvida interior apodrecida pelo egoísmo e a falsa sensação de honradez. Para esses, títulos, honrarias e condecorações são suas metas. Tudo mais não passa de meios.

Diante disso, o conceito de melhor igreja deixou de ser a pureza da pregação do evangelho para ser a qualidade do ar-condicionado; deixou de ser o amor fraternal vivenciado sem discriminação para ser o bem-estar de um lugar onde todos são de boas famílias e muito “abençoados” financeiramente; deixou de ser a mensagem de arrependimento e conversão para ser um apanhado de jargões de autoajuda; deixou de ser o cristocentrismo, para ser o autocentrismo.

Essa realidade está muito bem expressa nas letras das músicas que “animam” os shows que chamam de culto (se bem que já estão chamando-o de “show” mesmo). Raramente as letras enaltecem Cristo, ao contrário, exaltam “minha fé”, “o poder em minhas mãos”, retendo a centralidade do “eu” que vou “tocar os céus”, “vou vencer”, “vou prosperar”, “vou pisar o diabo”, isso sem contar a infinidade de “recebe isso” e “recebe aquilo”, enquanto a Deus nada. Se devo chamar esses shows de culto, não poderei me omitir de completar que são cultos a si, não a Deus.

O problema é que uma igreja que se posiciona no lugar errado, não funciona, isto é, não cumpre sua função.

Não é função da igreja render honras e glórias a si própria. O lugar de Deus já está ocupado. Deixemos essa posição ao único Deus verdadeiro e ocupemos nossa posição no lugar que cabe aos vermes.

Não é função da igreja ser quem determina, mas sim quem obedece. O lugar de Senhor já está ocupado. Deixemos essa posição ao único que é digno e ocupemos nosso lugar na fileira dos fundos, própria dos servos.

A propósito, se vamos ocupar nossa posição de servos, exerçamos também a mesma função. Pois o cristão só funciona como servo de Cristo quando convida, para a ceia, os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; quando o amor fraternal é constante; quando a hospitalidade não é negligenciada; quando os presos e maltratados não são esquecidos; quando o matrimônio é honrado; quando a vida é sem avareza e a presença do criador é a suficiente razão da felicidade; quando a fé e a vida dos santos são imitadas.

“A tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos”.

Um comentário:

  1. Estimado Irmão Júlio, já está o link de seu Blog lá no meu. O Primeiro a ser inserido.
    E parabéns pelo co-autor, seu pai Sr. José Fernandes, um homem de muita Fé e amante da Igreja de Nosso Senhor Jesus.

    ResponderExcluir