segunda-feira, 13 de julho de 2009

VELHAS BARDAS

A turma reclama de quê, afinal?

Brasileiro é assim:

Saqueia carga de veículos acidentados nas estradas. Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas. Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.

Troca voto por qualquer coisa: areia , cimento, tijolo, dentadura, emprego para parente. Fala ao celular enquanto dirige.

Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento. Param em filas duplas, triplas, em frente às escolas.

Viola a lei do silêncio

Dirige após consumir bebida alcoólica. Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas. Espalha mesas churrasqueiras nas calçadas.

Pega atesta médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho. Faz gato de água, de luz e de TV a cabo. Faz grilagem de terrenos, até praças. Registra imóveis no cartório no valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisório, só para pagar menos impostos. Sonega bens na declaração do Imposto de Renda. Compra recibo para abater na declaração do Imposto de Renda para pagar menos imposto.

Muda a cor da pele para entrar na universidade através do sistema de cotas. Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10, pede nota de 20. Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes. Estaciona em vagas exclusivas para deficientes. Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.

Compra produtos piratas com a plena consciência de que são piratas. Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca. Vende sem nota para não pagar imposto. Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.

Emplaca seu carro fora de seu domicílio para pagar menos IPVA. Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho. Leva das empresas onde trabalha pequenos objetos, como clipes, envelopes, canetas, lápis – como se isso não fosse roubo.

Quando volta do exterior, nunca fala a verdade quando o policial pergunta o que traz na bagagem... e querem que os políticos sejam honestos – se escandalizam com as picaretagens e roubalheiras, mas o fato é que estes políticos que aí estão, infelizmente saíram do meio desse mesmo povo, ou não? Brasileiro reclama de quê, afinal?


***
Fonte: Jornal Diário do Sul (Tubarão/SC) - Coluna de Deka May

2 comentários:

  1. Gosto muito do que você escreve e coloca no blog, mas dessa vez tenho que discordar de algo: não é "brasileiro" que age dessa forma, e sim "seres humanos". Pra se ter uma ideia, na Inglaterra você pode entrar nos trens (nao no metrô), sem pagar, e esperar que o "tiqueteiro" passe para "picar" seu ticket. Se você não pagou, tem aí a chance de pagar. Porém há britânicos (mais de um, que eu vi) que acabam entrando no trem e descendo antes de o tiqueteiro passar, burlando assim a cobrança da passagem. Muitos norte-americanos sonegam impostos maquiando o imposto de renda e não dando/pedindo notas fiscais. Italianos andam com seus carros até por cima das calçadas quando há engarrafamentos, e ainda "fecham o cruzamento" coisa que, pelo menos em SP, é raro acontecer.
    Quem assiste aos desenhos adultos (Simpsons, Uma Família da PEsada, American Dad, Dilbert) sabe muito bem que eles são baseados em americanos comuns, e eles são os reis da trambicagem.

    Eu acho que o brasileiro classe-média pensante , o que escreve artigos e tem acesso à informação, na verdade tem problema de visão: não consegue enxergar "de longe". Só consegue ver, aqui pertinho, o que fazem de errado, e não vem que lá longe, nos demais países, todo mundo é pilantra, também. Isso é uma condição humana e não brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Tens razão, amigo! Mas por hora contento-me em buscar tirar a trave do próprio olho.

    Um abraço!

    ResponderExcluir