sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

COMO OUVIR JESUS?

Por Julio Zamparetti


Após a publicação da postagem 'INTERCESSÃO DE MARIA', uma amiga leitora enviou-me um email perguntando: COMO OUVIR O QUE JESUS ESTÁ ME DIZENDO?

Sei que ela não é a única a se perguntar isso. Por isso decidi transcrever abaixo a resposta que lhe enviei por email. Embora não haja nada de novo na resposta, certo é que muitas vezes deixamos de ser felizes por esquecer coisas tão óbvias.

COMO OUVIR O QUE JESUS ESTÁ ME DIZENDO? Vamos ver a questão de outro ângulo. E deste novo ângulo a pergunta correta seria: COMO NÃO OUVIR O QUE JESUS ESTÁ ME DIZENDO? A verdade é que Jesus se cercou de tantos meios para falar conosco, que é difícil entender como alguém pode não ouvi-lo! Vejamos: as Escrituras, a tradição, os sacramentos, a consciência, o silêncio, a natureza, os padres, os mestres, os irmãos, os amigos, o sorriso das crianças, o conselho dos idosos, a simplicidade dos pobres, o brilho das estrelas, a beleza da flor, o canto dos pássaros, o calor do sol, o frescor do vento, o enigmatismo da lua, a incógnita do infinito, o temor do desconhecido, são meios pelos quais Deus nos fala, e nós sempre reconhecemos sua voz; ao menos quando temos boa vontade e a interpretamos sob o ardor do amor a Deus e ao próximo.

Uma observação sobre a ilustração acima: fica bem mais fácil ouvir Jesus, quando nos portamos simplesmente como humanos; sem aquele "evangelho" repelente, alienante e alienígena; sem aquela máscara de santarrão de outro mundo. Ser o que somos é o meio mais certo de se parecer com aquele que disse: EU SOU AQUELE QUE SOU (vd. Ex.3.14).

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O ESPÍRITO DE CRISTO

Ouça a mais nova mensagem da Rádio Santa Celebração. Selecione o tema O ESPÍRITO DE CRISTO no player da rádio, e deixe esse mesmo espírito encher tua vida de graça e amor.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

INTERCESSÃO DE MARIA

Por Julio Zamparetti


Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho. Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser. (João 2.3-5)

Posso crer que ainda hoje a Mãe Santíssima continua indo a seu filho Jesus para dizer: Jesus, tá faltando vinho na festa; faltando alegria para o Julio, o João, a Joana, a Maria, o Brasil... E muitas vezes a resposta de Jesus continua a mesma: não posso fazer isso só pra te agradar mãe, não está na hora de eu agir.

Na hora da angústia, da dor e do sofrimento, isto é, quando acaba o vinho, milhares recorrem à Virgem Santa, mas poucos dão ouvido ao que ela diz: "fazei tudo o que Ele vos disser". Na verdade muita gente pede orações, mas poucos estão dispostos a Cristo. Que pena! Pois a hora de Jesus agir, ou seja, a hora do milagre é a hora em que obedecemos o que Ele nos diz.

A todo instante você pode contar com as intercessões da Bem aventurada Virgem Maria e todos os anjos e santos no céu e na terra. Mas não esqueça da parte que lhe toca: "fazei tudo o que Ele vos disser".

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

JESUS NA FESTA

Por Julio Zamparetti



Ao terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus; e foi também Jesus, com seus discípulos, convidado para as bodas. (Jo.2.1)

Duas coisas me chamam a atenção neste versículo:

1- Jesus ia à festas. Isso me mostra que ser parecido com Jesus (propriamente ser cristão) não é viver em clausura, mas viver a vida de maneira ampla e responsável, seja no âmbito religioso, político, social, profissional e familiar. Acredito que as pessoas formam o ambiente e não o contrário. E antes que alguém me contradiga, quero dizer que o ambiente pode, no máximo, revelar a forma latente da pessoa. Por isso, ninguém pode lançar a culpa de seus erros sobre outrem, senão a si próprio.

2- Jesus foi convidado para uma festa. Geralmente as pessoas convidam Jesus para os funerais, para as horas de aperto, para as situações de medo e confusão. Enquanto nas festas... bem, nas festas tudo o que não se quer é ter Jesus por convidado. Nessas horas o negócio é deixar rolar a festa, e que esta role sem culpa, sem caretice, sem papo de religião; em outras palavras, como o diabo gosta. Por sinal, este sim tem sido o grande convidado da maioria das festas.

Não convide Jesus para fazer parte apenas de seus momentos tristes; não o deixe para a velhice; faca-o seu convidado para todos os momentos, inclusive suas festas.