terça-feira, 7 de dezembro de 2010

SACRIFÍCIO VIVO

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12:1).

Os Sacrifícios de sangue remontam as mais antigas civilizações. Muito antes dos hebreus, civilizações antigas sacrificavam animais e até crianças com a intenção de aplacar a ira dos deuses.

Quando as coisas não iam bem, a colheita era fraca, a caça escassa, a chuva era pouca, os terremotos intensos, a guerra iminente, ou por ocasiões de pestes e moléstia, sacrificavam aos deuses a fim de obter misericórdia e ajuda.

Era comum ter rituais, animais e deuses específicos para os sacrifícios, conforme o tipo de mal a ser vencido. O sacrifício de crianças era a maior oferta possível a se dar a um deus. Reservado, portanto, aos deuses mais poderosos diante dos problemas mais sérios. Se o sacrifício de uma criança ou de uma moça virgem (por causa da pureza) não aplacasse a ira dos deuses e o tormento não cessasse, não haveria mais o que fazer, não havia oferta mais agradável aos deuses.

Assim, o costume adentrou à civilização fenícia, primos distantes dos hebreus, e mais tarde até os hebreus cometeram o mesmo sacrilégio (vd. Jeremias 7:31).

Não fica difícil entender porque Abraão não relutou ao pedido que Deus lhe fez para que sacrificasse seu filho Isaque. Afinal, essa prática era comum e recente no histórico de sua linhagem. Não obstante, era um orgulho para um pai entregar seu filho ou filha para ser sacrificado aos deuses. Quanto maior seria, o orgulho, sacrificar ao Deus Eterno!

Não quero desmerecer Abraão, mas qual pai em são juízo, nos dias de hoje, faria o mesmo? Eu, que não posso ser hipócrita, confesso: jamais faria isso! No entanto, se eu vivesse naquela época, certamente o faria com o maior orgulho! Afinal, para a época, ser escolhido para tal honra era sinal de pureza e dignidade.

Não se pode interpretar a Bíblia sem avaliar o contexto histórico, social e cultural da época em que foi escrita.

Sei que muitos não gostarão desta maneira de encarar o sacrifício de Abraão, afinal, este é o texto predileto de muitos líderes religiosos para induzirem suas pobres ovelhas a “sacrificarem” na salva ou gazofilácio o “seu Isaque”, isto é, a cédula de maior valor que estiver na carteira ou o bem que mais ama, seja sua casa ou carro.

O fato é que Deus jamais quis qualquer sacrifício. O pedido feito a Abraão não serviu para Deus saber que Abraão o amava, pois Deus já sabia disto antes mesmo que o próprio Abraão o soubesse. Na verdade, o episódio serviu para mostrar a Abraão que Deus sabia de seu amor e isso era tudo que Deus queria dele. Amor sim, sacrifício não. Deus não se agrada de sacrifícios e como prova disto proveu um cordeiro, prefigurando Jesus, o cordeiro de Deus, que faria o sacrifício único e perfeito de uma vez por todas afim de cessar o sacrifício.

Quanto a Moisés, Deus jamais ordenou algum sacrifício. O que Moisés fez foi regulamentar aquilo que já existia. Para aquele povo, só os sacrifícios poderiam favorecê-los diante de Deus. Era assim que criam. Era-lhes necessário ser feito um sacrifício maior do que o que eles podiam fazer, para que compreendessem o favor de Deus.

Então, Moisés destituiu os sacrifícios humanos e instituiu sacrifícios que prefigurassem Cristo, o Filho de Deus. Cada sacrifício de cordeiro, ou novilho, ou pomba tornou-se uma manifestação de fé de que o Filho de Deus seria sacrificado em favor dos homens para expiar os pecados e satisfazer a justiça divina. Desde então, o povo que cria na vinda do Messias não mais sacrificaria seus filhos, pois nenhum homem teria um filho que fosse mais puro que o Filho de Deus para ser sacrificado.

Como previa o profeta Daniel, Jesus faria cessar o sacrifício. Foi Ele último sacrifício de sangue oferecido a Deus. Nenhum outro corpo seria oferecido a Deus com morte, mas somente com vida. Não haveria mais sacrifícios mortos, mas somente sacrifícios vivos. O auge do culto a Deus não seria mais a morte, mas sim a vida e o raciocínio, constituindo um culto racional.

Há, ainda hoje, um sério resquício “primitivo” que nos faz pensar que só se alcança o favor de Deus por meio de sacrifícios. Pensa-se que Deus só manifesta do seu amor a quem merece, esquecendo-se que o amor de Deus é incondicional e quem não o merece é quem mais precisa. Pensa-se que se pode comprar o favor de Deus com “ofertas de sacrifício” como se fosse possível oferecer a Deus algo que Ele não seja dono. Pensa-se em dar o melhor sacrifício, como se o melhor já não tivesse sido ofertado na cruz do Calvário.

Jejuns, campanhas, velas, procissões, têm sido usados como meio de auto-aflição e devoção para comover o coração de Deus e mover as suas mãos. Como se Deus se agradasse disso! Como se o sacrifício de Jesus fosse insuficiente!

O que Deus espera de nós é um sacrifício vivo, racional, de quem compreende a mensagem de Cristo e faz dela seu viver.

“Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo? Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante?” (Isaias 58:6-7 - NTLH).

***
Mensagem extraída do livro 'O Cristianismo que os Cristãos rejeitam' de autoria do mesmo autor deste blog.

2 comentários:

  1. muito bom!
    Eu penso; para que Deus iria querer sacrificios de quem ele proprio colocou no mundo, ele quer mesmo e reconhecimento e amor por ele, de todos.
    Sendo ainda que uma ves o mais santo de todos ja morreu na cruz, para salvação da humanidade.
    O maior sacrificio foi feito, agora restava aos homanos viver em paz e nao pecar, mais...ai voce ja sabe, so olhar para os lados e ver oque novamente as pessoas ecolheram.

    ResponderExcluir
  2. Sacrificio !!!
    Um ato forte !!!
    Tenho dois filhos !!!Nao me vejo tendo de escolher
    por um deles !!Leve minha vida pos ela vale tao igual a meus filhos !!!Mas nao iria suportar ter de viver sem um dele por causa de uma escolhar !!
    desabafo de um pai!!!

    ResponderExcluir