domingo, 30 de agosto de 2009

PARA QUÊ, A IGREJA?

Quem é Jesus? Para que veio a este mundo? Numa só frase curta e grossa Jesus respondeu essas duas questões: “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Marcos 10:45).

Cá eu com meus botões, fico a pensar: e eu, quem sou? Para que estou aqui? Bem... Observando o versículo acima citado, vejo que Deus fez-se homem para que como homem pudesse prestar aos homens seu serviço e sua vida que já dispunha desde os tempos eternos para o resgate de muitos. Assim fez-me nascer do Espírito para que por seu poder eu tivesse a vida contida nEle desde os tempos eternos, a fim de que possa dar a muitos a vida que dele recebi.

Assim disse o Mestre: “De graça recebestes, de graça daí”. O interessante é que tudo que de graça recebi resume-se numa única coisa: Nova Criação. O Pai simplesmente me fez nova criatura. Esta nova criatura, a exemplo de seu Cristo, foi chamada para servir aos outros o que antes recebeu do Pai. Não se trata de dar o que possuo, mas sim dar o que sou.

Deus ama porque é amor. Ninguém pode dar aquilo que não é. Pois somente o que somos podemos dar. Todas as demais coisas não nos pertencem. Nós apenas as administramos enquanto permanecemos neste plano terreno.

Doação é o nome indevido que damos ao ato de transferir a responsabilidade administrativa de algum bem que esta sob nossa mordomia. Pois tudo o que temos não nos pertence. Afinal “Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam”. Assim não nos resta nada a dar à humanidade, senão a nós mesmos.

Por isso Deus nos salvou. Pois só quem tem a salvação, pode dar salvação ao mundo. Eis aí o grande problema desse sistema religioso, em que todas as ações, ritos e crendices conduzem o fiel à preocupação em salvar-se a si mesmo.

Quando se fala em santificação, logo se pensa em atitudes que agradem a Deus, a fim de que, no final da vida, não sejamos rejeitados de sua presença na eternidade. Na verdade, deveríamos buscar a santificação, a fim de que vivendo santamente sejamos pontes para a santificação do mundo.

A Israel fora dado o Reino de Deus para que o mundo inteiro fosse abençoado por meio de Israel. Todavia Israel se fechou, confinando sua fé às obras da Lei, buscando justificar-se a si mesmo, pensando que assim garantiria seu pedaço do Reino dos Céus. INCRÍVEL!!! É exatamente o mesmo erro da igreja! Terá, Deus, que transferir seu reino, novamente, a quem lhe dê os frutos respectivos?

Não poderemos dar os frutos respectivos do Reino de Deus enquanto o Reino de Deus não estiver de fato em nós. Não daremos frutos de justiça enquanto não formos justos, nem daremos frutos de paz enquanto não formos pacificadores. Não poderemos dar ao mundo alegria pelo Espírito enquanto, pelo mesmo Espírito, não formos alegres. Acima de tudo, se não dermos tais frutos aqui e agora, não poderemos dar tais frutos no mundo porvir, pois é este o mundo que carece de tais frutos e para o qual Deus direcionou o serviço de sua igreja.

Jesus falou que todos nós seremos julgados pelo bem ou mal que fizermos. Alguém dirá: “ora, tudo bem, não são as obras que me salvarão”. E ainda citará I Cor,3:15: “se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo”. O detalhe é que o que fazemos apenas reflete o que somos. Esquece-se, este, de que nossas obras são temporais, portanto, o que lá vai queimar não sãos obras, mas sim o que tais obras representavam, não o que o sujeito fez, mas sim o que o sujeito foi.

Tudo bem, escaparás como quem escapa do fogo, como quem salva o corpo mesmo perdendo o olho. Mas viveste no mundo praticando más obras, deixando de ser a luz que devias ser para iluminar a terra. Não produziste os frutos respectivos do Reino. O mundo não sentirá tua falta.

Um comentário:

  1. Julio,

    Fantastico! Vou botar no meu prelo eletronico!
    Parabens pela loucura santa. Temos mesmo que provocar! Forçar a galera a pegar, nem que seja no tranco, risos.

    Abs.

    Danilo

    ResponderExcluir