segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O CHORO E O AMOR PRÓPRIO

“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”(Mateus 5:4).

Deste versículo extraí duas verdades que passarei a dissertar:

1- Felizes os que se entristecem
2- Infelizes os que não choram


Choro pela constatação


O choro causado pelo confronto com a realidade é fator fundamental no tratamento da alma. Só quem é capaz de confrontar-se, constatar e lamentar (chorar) sua condição, é capaz de mudar a realidade por mais desfavorável que seja. É bem por isso que são Felizes os que se entristecem por suas mazelas.

Triste é aquele que não se enxerga: ninguém mais agüenta suas repetidas piadas sem graça, mesmo assim ele acha que está abafando; seu casamento está indo à ruína, mas toda culpa é da mulher, pois ele não vê defeito algum em si mesmo. O problema é que o amor próprio o impede de ver quem é, conseqüentemente, acaba com qualquer chance de mudança e evolução. Por fim, quando a pessoa percebe a insignificância que seu amor próprio a levou, resta-lhe apenas o escapismo. Então, quanto mais vazia e infeliz ela estiver, mais procurará os dez-prazeres da vida que possam lhe fazer sorrir em meio à vida infeliz e desgraçada. Infelizes os que não choram.


Choro de arrependimento

“Por causa da indignidade da sua cobiça, eu me indignei e feri o povo; escondi a face e indignei-me, mas, rebelde, seguiu ele o caminho da sua escolha. Tenho visto os seus caminhos e o sararei; também o guiarei e lhe tornarei a dar consolação, a saber, aos que dele choram” (Isaias 57:17,18).

O amor próprio é a antítese do arrependimento e nos faz permanecer no caminho infeliz de nossa escolha. Afinal, o que dirão se eu reconhecer meu erro? O que pensarão se me vir ferido, infeliz, acabado, chorando, arruinado? Ora essa! Mas o que importa não pensarem isso, se isso já é realidade? De fato o choro é incompatível com o amor próprio! Bem aventurados os que choram do caminho da sua escolha, pois Ele lhes dará consolação.


Choro de compaixão

“Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos”
(Romanos 12:15,16).

O orgulho é prole do amor próprio. Condescender é mais do que simplesmente chorar com o humilde, é sim fazer-se de mesma descendência, é irmanar-se na sua aflição, é comungar do choro e sua causa. Uma verdadeira solidariedade.

Por falar nisso, o orgulho é antítese da solidariedade. Afinal, condescender com o humilde fere o orgulho de qualquer sábio aos próprios olhos.

É bem verdade que a Bíblia não relata a palavra solidariedade. Mas, o conceito da palavra está exaustivamente impresso em suas páginas. Ser solidário é, segundo os dicionários da língua portuguesa, aquele que partilha o sofrimento alheio, ou se propõe mitigá-lo. Cristo foi além disso, e não só compartilhou o sofrimento que não era seu como entregou sua vida por sofrê-los.

Ainda segundo os dicionários, solidariedade é a responsabilidade de cada um de muitos devedores pelo pagamento total de uma dívida. Aqui aprendo que o problema do montante de nossa dívida para com nossa terra e nossa gente não se resolve se cada um pagar o valor referente à dívida que causou. O problema só se resolverá se cada um se responsabilizar por toda dívida, não apenas por sua cota na dívida. Assim seremos solidários não só com quem também está pagando, como estaremos nos solidarizando aos que não podem pagar sua cota, ou mesmo nem sabem que a deve. Jesus se solidarizou pagando o total da dívida que ao homem era impossível pagar.


“Jesus chorou. Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava”
(João 11:35-36).

Os judeus se enganaram. Jesus não chorou por Lázaro. Jesus chorou por quem e com quem estava chorando a perda de Lázaro. Jesus chorou por nós que choramos nossos Lázaros. Ele, como Deus, sabia que ressuscitaria Lázaro. Mas como homem, sentia a dor da perda que sentimos na morte de um parente ou amigo. Bem aventurados os que choram com os que choram. Parecem-se com Cristo.

3 comentários:

  1. Líndissimo texto, Pr. Julio. E mais que isso: edificante e provocador. Que sejamos livres da cegueira que o amor próprio nos causou, e direcionemos nossos olhos para os que Deus puser em nosso caminho para serem amados e acolhidos.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, meu Bispo! Você tem sido um excelente professor!

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz Pr Julio. Parabéns pelo belíssimo texto, que o Senhor continue lhe inspirando cada dia mais.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

    ResponderExcluir