sábado, 10 de abril de 2010

EVANGÉLICOS IDÓLATRAS

Evangélicos são, muitas vezes, idolatras... eu diria até arcólatras, oleólatras, fitólatras, gedozólatras, salólatras, corredorólatras, campanhólatras e até bibliólatras. Muitas igrejas não admitem o uso da imagem do crucifixo que é um ícone da nova aliança, mas usam e abusam de qualquer réplica mal feita da arca, que é ícone da antiga aliança. Isso sem contar com a devoção que o povo evangélico, não raras vezes, emprega à arca; enfrentam filas para tocá-la e o fazem muitas vezes chorando e confiando que ao simples toque serão abençoados. Que diferença tem isso da devoção empregada no santuário de Aparecida? Na verdade, a maioria dos crentes apenas mudou de idolatria (se é que a imagem dos santos constitui idolatria).

Os santos são ícones do cristianismo; são exemplos a serem seguidos; gente que andou com Cristo e viveu Sua cruz e ressurreição, portanto, apontam para Cristo. Mas quem são os ídolos evangélicos? Arca, castiçal de sete velas (sem velas! rsrs), óleo ungido (e você não vê católicos com vidrinho de óleo lambuzando tudo o que possui), lencinho, fitinha, toalhinha, sal e rosa ungidos e por aí vai. Acaso alguma dessas coisas pode ser ícone perfeito de cristo? Apontam para Cristo? Seguiram Cristo? Viveram a morte e ressurreição de Cristo? NÃO. Alguns são ícones da velha aliança, outros apontam somente para a avareza de seus líderes sem escrúpulo. Logo, a cultura invangélica (assim mesmo, pois de evangélica não tem nada) está mais impregnada de idolatria do que aquela que os invangélicos acusam e condenam.

Todavia não se pode negar a desvirtuação da iconologia católica, que contraria as Escrituras e o próprio catecismo católico e a ICAR simplesmente fecha os olhos para isso.

Santos são ícones, não mediadores. A idolatria evangélica nem para ícone serve.

40 comentários:

  1. Padre?????????????? NÃO SEI NEM O QUE VC É - APOSTOLO, PASTOR, MESTRE, EVANGELISTA????
    Deus tenha piedade dessa pessoa, como te falta leitura bíblica,como te falta conhecimento do mundo espiritual, nunca ouvistes falar em rainha dos céus, ninrode, cruz invertida, a grande meretriz da babilonia, Ninrode era tão perverso que, segundo escritos antigos, casou-se com sua própria mãe cujo nome era Semíramis. Morto prematuramente, sua chamada mãe-esposa, Semiramis, propagou a perversa doutrina da reencarnação de Ninrode em seu filho Tanuz. Ela declarou que em cada aniversário de seu nascimento, Ninrode desejaria presentes em uma árvore. A data de seu nascimento era 25 de dezembro. Aqui está a verdadeira origem da árvore de Natal.  Semiramis se converteu na "rainha do céu" e Ninrode , sob diversos nomes, se tornou o "divino filho do céu". Depois de várias gerações desta adoração idolatra, Ninrode também se tornou em falso messias, filho de Baal, o deus-sol. Neste falso sistema babilônico, a "mãe e o filho" (Semiramis e Ninrode encarnado em seu filho Tamuz) se converteram nos principais objetos de adoração. Esta veneração da "mãe e do filho" se estendeu por todo o mundo, com variação de nomes segundo os países e línguas. Por surpreendente que pareça, encontramos o equivalente da "Madona" muito antes do nascimento de Jesus Cristo. Nunca te falaram dos illuminates, da maçonaria, do Vaticano, dos papas, nunca te falaram para quem muitos destes trabalham, é muita inocencia ou tamanha falta de conhecimento do mundo espiritual.
    JESUS CRISTO É O ÚNICO CAMINHO, A ÚNICA VERDADE E O ÚNICO QUE NOS DÁ VIDA.
    JÁ LEU OS APO´CRIFOS, MACABEUS, OS SUICIDIOS AUTORIZADOS, MOLOQUE, BAAL, JÁ LEU A BÍBLIA, DEUS NÃO PERMITE QUE NADA TOME O TEU LUGAR, JESUS MANDA UNGIO COM ÓLEO, OU VC NÃO CONHECE ESTA PASSAGEM?, MAS CONDENA TODA A IDOLATRIA, AS IMAGENS, LEIA ISAIAS, JEREMIAS,...
    CONCORDO QUE TEMOS MUITAS SEITAS, MAS OS EVANGELICOS CRISTÃOS DE VERDADE, SÃO VERDADEIRAMENTE UNGIDOS DO SENHOR, E NÃO PODEMOS ADMITIR PALAVRAS COM ESTAS, " AI DAQUELE QUE MEXER NO MEU UNGIDO OU MALTRATAR O MEU PROFETA".
    padre aceite a JESUS AGORA MESMO, SE QUISER POSSO ORAR COM O SENHOR E OS ENHOR VAI CONHECER O DEUS MAIS MARAVILHOSO QUE EXISTE, QUE NÃO PERMITE QUE FALEMOS NEM UMA VIRGULA DE NOSSO IRMÃO, SEJA ELE QUEM FOR, ESCOLHIDO OU NÃO, RM8; NOSO DEUS É AMOR; SÓ JESUS É NOSSO DEUS, SOCRATES, MARIA, BUDA, ...
    "ORE SEMPRE ASSIM: SENHOR JESUS QUE DIMINUA EU PARA QUE O SENHOR CRESÇA" DEUS TE ABENÇOE!
    Fernando Elias

    ResponderExcluir
  2. Fernando Elias, muito obrigado por seu comentário, embora suas réplicas já me são conhecidas desde bem antes de eu ser ungido como pastor. De qualquer forma sua postagem muito contribui, dando um exemplo autêntico da intolerância religiosa que tanto combato. Mais uma vez, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Reverendo
    O texto é muito bom. Realmente, que diferença tem ajoelhar-se diante de uma imagem ou diante da Arca? Concordo plenamente com o senhor. Pelo menos os santos são exemplos a serem seguidos, como Maria, Os apóstolos e tudo o mais. No Catecismo da Igreja eles reamente constam como ícones de fé, que é o que nós cremos mesmo. Mais um texto muito bom!!!

    ResponderExcluir
  4. Talvez vc nao tenha parado pra pensar q justamente tal idolatria se deve a "alma catolica" dos evangelicos no Brasil.

    Eles apenas sairam do catolicismo, mas o catolicismo nao saiu deles. Dai a necessidade de reliquias sagradas para cultuar a Deus é uma herança desses tempos.

    (lembro d vc da comunidade de teologia do orkut, saudade daquela epoca. Abraçao)

    ResponderExcluir
  5. Muito bem colocado, Tiago! Embora esse aspecto negativo não represente todo o catolicismo, que tem muitos pontos positivos. Infelismente, a maioria dos evangélicos sae do catolicismo sem tirar de si o que há de negativo do catolicismo.

    (bom revê-lo po aqui!)

    ResponderExcluir
  6. Pastor, devidamente acertado
    Me perdoe pelas palavras, mas não corroboro com nenhum tipo de idolatria, nem da agua, nem de monte, nem do óleo, nem de se ajoelhar de frente a nada, me coloco de joelho e me prosto diante do Deus Altissimo.
    Entendi agora seu conhecimento, e posso colaborar muito informando e ornado para que nós evangelicos, servos de Jesus Cristo, possamos de verdade fazer parte deste exercito cristão , contra todo mal, principalmente contra a idolatria seja ela evangelica ou qq outra.
    Parabéns pelo forum aberto neste assunto.
    Deus abençoe.
    Fernando

    ResponderExcluir
  7. Tá tudo certo, amigo! Mas não excluamos os católicos, servos de Cristo, desse exército cristão. Afinal, nessa luta, o que importa é ser servo de Cristo.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Pastor, belo texto e realmente muito ungido e sábio. Me admira um homem que tem a autoridade de ser voz de auto-crítica no meio dos seus.

    Idolatria é um mal que atinge vários cristãos, independente de doutrina. E é complicado de resolver porque é um mal enraizado no fundo dos corações.

    Sou católico praticante e muito me doe e posso dizer que um pouco me alegra dias como o de hoje. A Igreja Católica celebra hoje a memória de São Jorge da Capadócia, um exemplo de fé e martírio daqueles como o senhor mesmo disse apontam para Cristo. Contudo pelos nossos próprios erros ao forçarmos a conversão de africanos e indígenas criamos um culto sincrético que hoje é quase indissolúvel da festa católica. E é nesse ponto que os padres e bispos tem as suas maiores dificuldades. Eles não são ninguém para expulsar alguém da igreja e suas vozes acabam sendo palavras lançadas ao vento como já presenciei algumas vezes.

    Diversas vezes pessoas entrando na igreja e beijando os pés das imagens durante a missa, inclusive durante o momento da eucaristia (exatamente o momento que para o catolicismo o Cristo se faz presente verdadeiramente em sangue e carne). Não existe no catolicismo momento mais solene que esse e a hóstia (pão) consagrada na doutrina católica é o único momento em que se deve adorar, exatamente por se tratar do próprio Cristo transubstanciado. Sei pela sua própria postura pastor que o senhor deve conhecer bem essa doutrina, mas explico-a aqui apenas para meus irmãos possam entender quando o católico realmente é adorador. Não diante de imagens, mas do Cristo sacramentado, que para falar a verdade também é aceito (com as devidas "adaptações") pelas Igrejas Anglicana e Luterana.

    Ah... e apenas para aumentar o diálogo e esclarecimento com o comentário inicial do Fernando e falando enquanto historiador cultural. O Natal acontece no hemisfério norte no dia 25 de Dezembro não é a toa. A data é solstício de inverno, dia em que possue a noite mais longa do ano. Esse péríodo gera um culto nas culturas antigas européias e afro-asiáticas, sempre com o sentido as trevas cessem de que a luz possa voltar a reinar sobre a terra. Tenho certeza que esse pensamento é comum ao cristianismo em geral. O culto de ninrod, mitra, osiris, a festas vikings, celtas e outras diversas. A data é psicológica no imaginário do hemisfério norte e compreendendo bem o sentido da vinda do Messias, não tem uma data com significado enraizado no povo maior que essa. Claro que a escolha da data é uma tentativa também de desbancar outros cultos. Não sou hipócrita de negar isso, assim como o sincretismo de vários desses significados. Também não podemos negar que nem todo sincretismo é ruim para a religião, alguns deles acrescentam e muito, a diversidade dos relatos evangélicos e pluralidade dos primeiros grupos cristãos também provam isso. Cabe claro o discernimento de nossos líderes e do povo.

    Pax et Bonum.
    Bruno

    ResponderExcluir
  9. Bruno, muito obrigado por sua contribuição e parabéns sua sua postura lúcida e centrada. Mesmo que não concordemos em tudo (transubstanciação, por exemplo), gosto de cultivar o diálogo com quem sabe fundamentar seus pensamentos sem se achar dono da verdade.

    ResponderExcluir
  10. Pastor, apenas citei a transubstanciação para que nossos irmãos que estão lendo o seu blog entendam onde realmente um católico se ajoelha para algum "objeto". Ninguém precisa ter fé no que disse e acredito. Apenas acho que se querem criticar a doutrina que acredito saibam realmente o que estão criticando.

    Mais importante até dos "detalhes" da doutrina que cremos é a postura que vivemos. Nosso testemunho de vida é que é capaz de mudar o coração dos outros. Me preocupo muito mais em convencer um irmão de que a postura de vida dele pode mudar pra melhor do que ele mudar para uma religião "melhor". "Amar a Deus acima de todas as coisas e ao irmão como a si mesmo".

    Deus te abençõe a cada vez mais Pastor.
    Paz e Bem
    Bruno

    ResponderExcluir
  11. Pastor voltei hoje de uma longa viagem ao Egito, Israel, e alguns paises da Europa. Fiquei triste ao ver a apostasia instalada, e me pergunto como Jesus vai voltar desta forma? Deixo este comentario, apenas para ilustrar que junto com a apostasia vem a idolatria e a conseguencia é a servidão, relembremos o povo judeu.
    Bem, mas hoje não quero entrar em polémica, apenas demonstrar para vcs o que representa o afastamento de Deus.
    Fernando

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, Julio pela sua coragem em fazer tal exposição da atual realidade evangèlica, que aliás, evangélico somos todos nós que seguimos o Novo Testamento e acreditamos em Cristo como nosso único Salvador,único que nos levará ao Pai, se Ele não for o centro da nossa vida não adianta ter fé em Maria, José ou Santo algum, só Ele cura, salva, liberta e nos leva a salvação, todo Católico verdadeiro sabe disso e tenho certeza que muitos pastores protestantes também sabem disso, mas não convêm esclarecer a seus fiéis, pois se eles disseram a verdade poderão perder a "clientela" que é fiel no dízimo, não porque é bíblico mas,porque "compra bençaos"Hoje vemos igreja não protestantes sérias, mas seitas evangélicas ante-católicas, hoje convivemos com verdadeiros idólatras evangélicos que chegam ao ponto de tatuar no corpo a imagem de seus líderes religiosos,igrejas que vendem fitas,lenços, rosas,cordões com nóz ,enfim uma série de pequenos objetos que trazem a "prosperidade", igrejas que pregam o mamon,deus do dinheiro,vemos pastores milionários sendo idolatrados por seus fiéis,a ponto de entregar seus salários, seus imóveis, muitas vezes o único bem, para seus pastores,e quem passa por idólatras somos nós Católicos que temos como intercessores junto a Jesus santos e santas.Final dos tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabias palavras Maria das Graças!

      Vejo que o seu entendimento esta perto de se abrir.Examine bem as escrituras , ha um povo diferente que DEUS escolheu ,
      onde o pastor
      não vive da LÃ DAS OVELHAS ,e nem se enriquece do trabalho delas,e prega por amor a obra de DEUS,sem receber nem um salario.(Que muitos pastores confundem o salario do pão ,com o salario de riquesa,e sobem ao pulpito,ganhando salarios altissimos que nem um trabalhador honesto ,podera ganhar em toda a sua vida.

      Excluir
  14. NA IGREJA CATÓLICA QUE FREQUENTO DIZEM QUE DEVO RENDER CULTO A MARIA. NA BÍBLIA NÃO ENCONTREI QUE DEVEMOS CULTUAR MORTOS, PELO CONTRÁRIO. MARIA FOI SANTA, MAS A ORAÇÃO DOS SANTOS QUE LI PODEREM MUITO É DOS SANTOS VIVOS.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. AO LER A SAGRADA ESCRITURA, ENCONTREI, EM ÊXODO 20, QUE NÃO É PARA TER IMAGEM DO QUE HÁ NOS CÉUS, NEM EM BAIXO NA TERRA, NEM NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA. E QUE NÃO É NEM PARA SE ENCURVAR A ELAS, POIS ISSO ABORRECE A DEUS.
    ENTENDO QUE ESSES EVANGÉLICOS AÍ SÃO IDÓLATRAS, JÁ QUE ESTÃO SE CURVANDO PERANTE ALGO VISÍVEL E NÃO PERANTE O QUE DEUS DISSE QUE PORIA EM NOSSO ENTENDIMENTO COMO TAMBÉM EM NOSSO CORAÇÃO, COMO ESTÁ EM HEBREUS 8:10

    ResponderExcluir
  17. SANTOS SÃO ÍCONES OU INTERCESSORES JUNTO A JESUS? FIQUEI COM MUITA DÚVIDA. JESUS DISSE QUE ELE É O ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E O HOMEM E NÃO AUTORIZOU PESSOA QUE MORREU INTERCEDER, NEM SERIA NECESSÁRIO MESMO, JA QUE EM ECLESIASTES DIZ QUE NÃO HÁ OBRA NEM CIÊNCIA OU SABEDORIA ALGUMA NOS MORTOS. PORTANTO SOMENTE AQUELE QUE ESTÁ VIVO AO LADO DE DEUS PODE INTERCEDER POR NÓS...

    ResponderExcluir
  18. QUAL É A NECESSIDADE EM ARRANJAR INTERCESSORES MORTOS? NÓS PRECISAMOS MESMO PEDIR MILAGRES OU SEJA LÁ O QUE FOR À QUEM JÁ MORREU?
    EM ECLESIASTE 9,10 DIZ QUE OS MORTOS NADA PODEM, MAS A INTERCESSÃO DOS SANTOS VIVOS FAZEM MARAVILHAS ATÉ MAIORES QUE AS DE CRISTO:JOÃO 14,12. JESUS ESTÁ FALANDO AOS VIVOS, POIS MORTO NÃO CRÊ NEM DEIXA DE CRER. MORTO NADA PODE.

    ResponderExcluir
  19. O que significa canonizar?
    Para que serve ser canonizado?
    Sendo canonizado tem mais poder?

    ResponderExcluir
  20. Caro Sam.deoliveira,

    Em minha modesta opinião, acho que estás certo em questionar a cultuabilidade à Maria e todos os santos. A Bíblia é clara: "Só ao Senhor prestarás culto", Além disso o próprio catecismo católico afirma que "existe idolatria quando o homem honra e venera a uma criatura em lugar de Deus" (art. 2113). Logo, não devemos cultuá-la pelo fato de ela não ser Deus, mas não por ela estar morta, porque morta ela não está. Todos os salvos vivem em Cristo, com Cristo e por Cristo sem jamais verem a morte.

    ResponderExcluir
  21. Cara Maria Ivone,

    O livro de Eclesiástes traz a concepção veterotestamentária sobre o pós-morte. Nessa perspectiva não havia conhecimento, orações, nem sequer louvor após a morte. O próprio Cristo havia dito que ninguém havia subido ao céu além dAquele que do céu desceu (Ele próprio). Entretanto, Jesus venceu a morte e depois disso podemos constatar em Apocalipse 7.15 que os salvos estão bem vivos e servindo a Deus. Esse serviço constitui-se de adoração (Ap.11.1) e oração (Ap.6.10). Portanto, peçamos ou não, certamente eles sempre estarão intercedendo por nós.

    ResponderExcluir
  22. O que significa canonizar?
    Para que serve ser canonizado?
    Sendo canonizado tem mais poder?

    Creio que todo poder pertence a Cristo. As canonizações da Igreja Romana, para mim, estão mais ligadas à economia (turismo e comércio religioso) do que a teologia.

    ResponderExcluir
  23. Engraçado, Evangélico Fundamentalista se conhece na hora. O tal do Frangel detonou o Rev. Júlio no primeiro texto, dizendo que ele não tinha conhecimento de nada, pois achava que ele era Padre; depois da resposta do Rev. dizendo ser Pastor, aí ele vem todo mansinho, dizendo que entende o conhecimento do mesmo. Sr. Frangel, quem não conhece é você, pois escreveu um monte de besteiras. Aliás, não é iluminates, é Illuminati. E por favor, não fique passando adiante o que seu Pastor ensinou ou leu em sites apologéticos sem antes refletir. Sua postura não é de Cristão. Está mais para Fariseu (aliás até visitou Israel, sua terra). Cristão não vive pela Lei e sim pelo Amor a nós transmitido por Jesus Cristo.
    Quanto à pergunta da Maria Ivone, canonizar implica em evidenciar as qualidades de santidade de uma pessoa, para servir de exemplo aos demais. Além é claro, do lado comercial como escreveu o Rev. Júlio.
    Rev. Eugênio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por q sera q toda pessoa q fica nervosa com outras pessoas sempre tem que corrigir a escrita do outro!!!

      tanto fas iluminates ou llluminat.Deu pra entender o q ele quiz dizer isso q importa.

      Excluir
  24. O Sr. Sam.deoliveira, escreveu, em outro artigo, um comentário que dizia respeito ao assunto aqui tratado. Por isso deletei seu comentário feito lá e o transcrevo aqui, na íntegra, em caixa alta, como ele mandou. E já aproveito para respondê-lo.

    "SOBRE SUA RESPOSTA À MARIA IVONE. FIQUEI CURIOSO E FUI LER SUAS INDICAÇÕES E OBSERVEI QUE APOCALIPSE 7:15 DIZ QUE AQUELES QUE DIZES SEREM OS SANTOS QUE INTERCEDEM POR TODOS NÓS, PEDINDO OU NÃO, NÃO SÃO O QUE AFIRMASTES SEREM: APOCALIPSE É ESCATOLÓGICO E AQUELES DA VISÃO APOCALÍPTICA SÃO OS QUE VENCEREM O PERÍODO DA GRANDE TRIBULAÇÃO"

    Amigo, essa tua interpretação depende necessariamente da interpretação escatológica pré-tribulacionista, uma das interpretações mais falaciosas que se possa ter de apocalipse.


    "E TAMBÉM NÃO ENCONTREI EM LUGAR NENHUM DA BÍBLIA CRISTO DIZENDO QUE PRECISA DE AJUDANTE COMO MEDIADOR."

    Não há nenhum mediador entre Deus e os homens além de Jesus. Não é disso que estamos tratando. Os santos não mediam, seu serviço resume-se em louvor e oração. A oração que pedes ao teu pastor não o faz teu mediador.


    "AINDA SOBRE SUA RESPOSTA À MARIA IVONE: "PEÇAMOS OU NÃO ELES INTERCEDEM POR NÓS"´, É ACHISMO, POIS FICAR COM O QUE CRISTO DISSE É MAIS CONFIÁVEL."

    Só é achismo, para quem ACHA que os santos estão dormindo ou mortos. E sinceramente é mais confiável acreditar em Jesus que disse que quem crer nEle de forma alguma verá a morte, mas passará da morte para a Vida.


    "OS SANTOS APONTAM PARA CRISTO. OS SANTOS, VIVOS, NÃO SOMENTE APONTAM, MAS LEVAM AS BOAS NOVAS. E DA MESMA FORMA NÃO ADIANTA EU REZAR PARA MINHA FALECIDA MÃE. A SALVAÇÃO DEPENDEU ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DELA, ENQUANTO VIVA"

    Quanta confusão você faz! Quem disse que os santos que estão na glória levam as boas novas? Eu não! Quem disse para você rezar pra salvar sua mãe? Eu não. Mas duvido que você possa impedir sua mão de rezar (ou como diz apocalipse: clamar) por você.

    ResponderExcluir
  25. RALMENTE, FIQUEMOS COM O QUE É MAIS CONFIÁVEL. PASTOR, PADRE PAPA, SEJA LÁ O QUE FOR SERÁ INTERCESSOR ENQUANTO VIVOS. "A ORAÇÃO DOS SANTOS PODE MUITO". OS SANTOS (SEPARADOS) NÃO PODEM REZAR MISSA DE 7º, 8º, OU SEJA LÁ QUANTO EU POSSA PAGAR PARA "ENCAMINHAR" MEUS ENTE-QUERIDOS.

    ResponderExcluir
  26. Sam, no dia 2 de Janeiro, teu comentário começava assim: "NA IGREJA CATÓLICA QUE FREQUENTO...". Diga-me uma coisa, teu pastor sabe que você frequenta uma igreja católica? Estavas querendo se fazer de católico? Olha, olha! acusas de erro os católicos e andas tu na mentira??? Que feio!!! É isso o que tu aprendes na igreja? Vá em paz... me leve junto não...

    ResponderExcluir
  27. EXATAMENTE, FREQUENTO A IGREJA CATÓLICA MAIS QUE A MESSIÂNICA, MAIS QUE O TEMPLO BUDISTA, MAIS QUE MUITAS OUTRAS. MAS NÃO TENHO SOBERANIA HUMANA COMO GUIA. NÃO ELEGI NENHUM PASTOR. APENAS LEIO E TENTO TIRAR DÚVIDA. HÁ OS QUE RETRUCAM TEMEROSOS NÃO SEI DE QUE E AGRESSIVAMENTE DIZEM QUE EU DISSE QUE TAL DISSE ISSO OU AQUILO, QUE EU DISSE QUE SANTOS MORTOS LEVAM BOAS NOVAS. QUE OS SANTOS VIVOS LEVAM, AÍ SIM.FUI MUITO AMIGO DO FREI GUIDO, EM TERRA ROXA, NO PARANÁ, EM 1976.

    ResponderExcluir
  28. EU NÃO SOU DONO DA VERDADE PARA ACUSAR DE ERRO SEJA QUEM FOR. SOMENTE ESPERO QUE NÃO SEJAM SONEGADAS INFORMAÇÕES, QUANDO SE PODE ESCLARECÊ-LAS.

    ResponderExcluir
  29. QUANDO LEIO ALGUM ESCLARECIMENTO QUE CITA VERSÍCULOS DA BÍBLIA E EM TAIS NÃO SE REFERE AO TEMA, ENTENDO QUE NÃO ELUCIDOU A CONTENTO. É COMO CITAR VERSÍCULOS ONDE SE FALA DE OFERTAS QUERENDO JUSTIFICAR O DÍZIMO.

    ResponderExcluir
  30. MAS QUE TEM EVANGÉLICOS IDÓLATRAS, ISSO TEM DE SOBRA. QUANDO DEUS MANDOU ERGUER A SERPENTE NO DESERTO E A FINALIDADE DE TAL IMAGEM FOI DETURPADA, ELE A ESTIGUIU. ASSIM COMO FEZ COM A ARCA, COM O TEMPLO E COM TUDO QUE SE INTERPÔS ENTRE ELE E OS HOMENS. OS PASTORES E PADRES, QUE TANTO ODEIAM A IDOLATRIA, BEM QUE PODERIAM TOMAR ATITUDES NESSE SENTIDO. DEUS NÃO ORDENOU MAIS QUE SE FIZESSEM IMAGENS. PELO CONTRÁRIO, PROIBIU QUE SE FAÇA IMAGENS DO QUE HÁ NOS CÉUS.

    ResponderExcluir
  31. HÁ QUEM ESTEVE COM CRISTO NO PARAÍSO. TERIA ESSE PRIVILEGIADO SIDO CANONIZADO ? NO PARAÍSO, NÃO NO CÉU. "AOS CÉUS ESTAMOS CAMINHANDO" (COMO LI EM UM BLOG).OS QUE MORREM EM CRISTO JÁ ESTÃO NA VIDA ETERNA. ISTO É UMA GARANTIA.

    ResponderExcluir
  32. Ola Pr Julio .
    Paz de Deus seja contigo .
    Gostei desta postagem sua , que aproveitei e postei no meu blog tambem ..

    ResponderExcluir
  33. Cara, arrasoooouuu!!! Você é um exemplo de que dá pra ser religioso e raciocinar ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  34. Caro revdo Julio, quando li seu comentário sobre o comentador Sam,fiquei abismado. Onde ele disse que é ou se fez passar por Católio?? Vossa senhoria sim, induziu o comentador Frangel à dúvida, pois teve que esclarecer ser pastor. Também o acusa de caluniador de Católicos. ONDE ele fez isso? Assim como julgas serás julgado. Não chame de mentiroso quem o busca!

    ResponderExcluir
  35. caro senhor, gostaria de salientar que a igreja que tem isso por particularidade é a catolica e o que acontece é que pessoas que saem dessa religião e não buscam o conhecimento de Cristo voltam as praticas erradas que aprenderam no catolicismo, ou seja mais uma vez vc fala daquilo que vc mesmo ensina... não seja hipocrita pois vc tem a clara convicção disso 2º não podemos generalizar o que vemos em uma ou outra "igreja evangelica" 3º é necessário avaliar as escrituras para sabermos o que a bíblia sagrada diz a respeito do que vc zomba, pois em Tiago 5:14-15 diz: "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. não adianta recalcitrar contra a palavra de Deus, isso de ungir casa, chave, e outros realmente a palavra não menciona mas como já disse vc não encontra em todas as igrejas, mas o fato de batizar crianças, rezar por mortos, usar imagens em cultos, ter maria como mãe de Deus podemos ver em todas as igrejas catolicas e a bíblia não nos ensina assim, não sou adepto a reprodução de arcas, mas se nós formos a bíblia Deus instruiu moisés a faze-la e também os querubins, mostre-me na bíblia onde Deus manda criar imagens de Maria. é esse o problema dos catolicos: fazem o que Deus não mandou pois em nenhuma passagem Deus autoriza a igreja a fazer escultura nem mesmo de Jesus. o que nós encontramos é isso Deuteronômio 4:15-18 Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o SENHOR, em Horebe, falou convosco do meio do fogo;

    Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher;

    Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus;

    Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra;

    leia a bíblia, se converta, volte - se a Deus fuja da idolatria e Deus iluminará seu caminho para a salvação porque Maria está durmindo "descansando no Senhor" e todos aqueles que a tem como deus são idólatras, e a idolatria é abominável aos olhos de Deus, maria ensina - nos a adorar a Deus "Minh'alma engrandece ao Senhor
    Meu espírito se alegra Em Deus meu Salvador."
    deixa eu te explicar Maria também precisou de um salvador então derruba a teoria ante- bíblica de "mae de Deus" um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Felipe, o texto que escreveste denota tua absoluta falta de conhecimento bíblico e uma confusão doutrinária característica da maioria dos evangélicos. Vou tentar te explicar em poucas palavras para não ser redundante, replicando apenas uma frase tua: "o fato de batizar crianças, rezar por mortos, usar imagens em cultos, ter maria como mãe de Deus podemos ver em todas as igrejas catolicas e a bíblia não nos ensina assim."

      - Batizar crianças: Não leste em Colossenses que o batismo é para nós como a circuncisão? Não leste em Lucas que a circuncisão se dava no oitavo dia de vida?

      - Rezar pelos mortos: Não leste em I Tessalonicenses que a vontade de Deus é a santificação e purificação dos homens? Não leste que Jesus ensinou a rezar para que a vontade de Deus seja feita assim na terra como no céu? Não leste em I Coríntios que todos seremos purificados pelo fogo após a morte? Não leste em Hebreus que os espíritos em Deus são aperfeiçoados?

      - Usar imagens no culto: Todos usam imagens no culto: o púlpito a mesa do altar, o terno e a grata, as vestes litúrgicas, a clérgima, o sacrário, a cruz, a arca, etc. O problema está em saber qual deles nos traz a memória de cristo e sua aliança. Usar as imagens certas no culto não é problema. Problema é cultuá-las. Além disso, antes de Cristo ninguém poderia fazer imagem de Deus porque ninguém havia visto Deus. Não leste que Jesus disse que ninguém havia ido ao céu senão aquele que do céu desceu? E que só ele, portanto, falava do que havia visto? entretanto, hoje a imagem de Deus nos foi revelada, pois Deus se fez conosco (Emanuel, Deus conosco), Jesus Cristo. Não leste que Jesus é a exata expressão de Deus?

      - Maria Mãe de Deus: Maria só não é Mãe de Deus se Jesus não é Deus. Nesse caso não teremos parámetro para discutir, pois para mim o fato de Jesus ser Deus é algo inegociável. Não leste que Jesus disse que ele e o Pai são um?

      Não leste nada disso? Leu? Se leu, por que negas?

      Excluir