sábado, 23 de janeiro de 2010

RECONSTRUÇÃO OU APARTHEID?

Por trás de toda preocupação na reconstrução do Haiti começa a aparecer o que talvez seja a verdadeira razão que motiva toda essa movimentação.

Afinal, por que investir tanto na reconstrução de um país que está sobre uma área geológica condenada? Não seria mais sensato evacuar o país e acolher seus habitantes em outras nações dando-lhes uma condição de vida melhor?

Parece que é isso que pensam muitos haitianos que tentam com muito empenho fugir para os países vizinhos. Entretanto, não é isso que pensam os países vizinhos. Os E.U.A, por exemplo, já reforçaram a guarda de suas fronteiras para evitar que haitianos migrem para a terra do Tio Sam.

Diante disso, fica a pergunta: Qual a motivação de tanto investimento no Haiti? Querem reconstruí-lo, ou livrar-se de acolher os haitianos?

Um comentário:

  1. É realmente uma vergonha. Solidariedade verdadeira que é bom nada. Se estes países, em especial os EUA estivessem realmente preocupados com os haitianos, os acolheriam. Afinal, Barack Obama não ganhou o nobel da paz?
    Que adianta mandar milhares, se o que estes filhos de Deus precisam agora e de atenção, acolhida e amor?

    ResponderExcluir